Site icon Jornal Tribuna Piranhense – Um Jornal À Serviço Do Cidadão

Bombeiros dão orientações sobre como se proteger de raios e tempestades

A intensificação do período chuvoso acende o alerta para os cuidados com raios durante as chuvas fortes, que podem causar acidentes que provocam danos materiais e ainda podem ser fatais. Um caso recente foi a morte de um policial militar, de 23 anos, no dia 22 de dezembro, atingido por um raio na zona rural de Edéia, no Sul de Goiás. Segundo informações de amigos que o acompanhavam no momento do acidente, o policial estava pescando.

Para ajudar a prevenir e evitar possíveis acidentes e tragédias os bombeiros dão as seguintes orientações:

O que fazer para não ser atingindo por um raio quando estiver na rua? – Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos.

– Evite estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica.

Alguns lugares são mais perigosos durante uma tempestade. Quais devem ser evitados? – Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos. – Não fique no alto de morros ou no topo de prédios. – Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos.

– Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Qual o perigo de permanecer dentro de veículos? – Evite veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas; – Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica; – Antes de saltar do veículo verifique se há algum cabo ou fio elétrico, solto, próximo ao veículo;

– Evite o contato com qualquer objeto metálico próximo ao veículo.

Estando dentro de casa? Existe algum risco?
– Não use telefone (o sem fio pode ser usado); – Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas; – Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.

As informações são do Goiás Agora

Exit mobile version