Site icon Jornal Tribuna Piranhense – Um Jornal À Serviço Do Cidadão

Câmara conclui votação de projeto que dá o nome do ex-prefeito Nego Francisco ao Hospital Municipal de Piranhas

Por 5 votos a favor e 2 contra, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o Projeto de Lei (PL) 001/2020 que dá o nome do ex-vereador e ex-prefeito Antônio Francisco de Sousa, o Nego Francisco, ao Hospital Municipal de Piranhas. A proposta de autoria de João Barros (PP) passou pela segunda e última votação em sessão realizada nesta segunda-feira (1º/06).   Diferente da primeira apreciação do PL, ocorrida no dia 28 de maio, onde a aprovação foi unânime, Cilmar Teodoro (Solidariedade) e Jhonatan Apolinário (Solidariedade) mudaram suas posições e foram contrários ao projeto.  

Como votaram os parlamentares

 

1ª votação

Cilmar Teodoro (Solidariedade) – Sim Cleuber Vilela (Republicanos) – Sim Fernando Lizardo (PP) – Sim Hugo Brás (PP) – Sim Jhonatan Apolinário (Solidariedade) – Sim João Barros (PP) – Sim João Leones (Solidariedade) – Ausente Wesley Faustino (PP) – Sim  

2ª votação

Cilmar Teodoro (Solidariedade) – Não Cleuber Vilela (Republicanos) – Sim Fernando Lizardo (PP) – Sim Hugo Brás (PP) – Ausente Jhonatan Apolinário (Solidariedade) – Não João Barros (PP) – Sim João Leones (Solidariedade) – Sim Wesley Faustino (PP) – Sim   O presidente da Câmara Municipal, Uerlei Neves (PP), não participa das votações, exceto em caso de empate.  

O Tribuna Piranhense entrou em contato com Cilmar Teodoro e Jhonatan Apolinário para saber o porquê das mudanças de entendimento em relação à propositura, mas, até a publicação desta reportagem, ainda não havia obtido resposta.

  João Barros afirmou sentir uma “enorme satisfação” em poder, através de um projeto seu, homenagear uma importante figura da história de Piranhas.

Vereador João Barros (Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense)

  “Agradeço todos os vereadores que votaram e ajudaram para a aprovação do projeto. O Nego Francisco é mais que merecedor e sinto-me honrado em ter sido o vereador que apresentou esta iniciativa”, ressaltou João Barros.   Agora, o PL 001/2020 segue para a sanção do prefeito Eric Silveira (PP).   Atualmente, o Hospital Municipal de Piranhas é denominado Hospital Municipal Cristo Redentor. A unidade de Saúde foi criada na gestão de Nego Franciso frente ao Poder Executivo piranhense, entre os anos de 1983 e 1988. O local passa por uma ampla reforma há alguns meses e, de acordo com a Prefeitura Municipal, as obras devem ser finalizadas em breve.  

O homenageado

  Antônio Francisco de Sousa, popularmente conhecido como Nego Francisco, nasceu no município de Caiapônia no dia 2 de junho de 1933, na Região da Raizinha, hoje localizada no município de Piranhas. Filho de João Francisco de Sousa e Antônia Pereira Leite, primogênito entre dez filhos, se casou jovem, antes mesmo de completar 18 anos, com Antônia Leite Sousa, com quem teve 4 filhos.   Nego Francisco iniciou sua vida pública na década de 60, quando foi eleito o vereador mais votado no pleito de 1962, tendo se reelegido com quase o dobro de votos dois anos depois, na eleição seguinte. Nos anos de 1970 e 1972 ele voltou a disputar e conseguiu, nas duas ocasiões, uma cadeira no Legislativo piranhense.   O auge da carreira política de Nego Francisco foi em 1982 ao ser eleito prefeito de Piranhas pela sigla que militou até o último dia de sua vida, o PMDB, mesmo partido que representou em seu último cargo eletivo como parlamentar na Câmara Municipal piranhense.  

Nego Francisco faleceu em 23 de dezembro de 2019 vítima de câncer, deixando 8 netos e 10 bisnetos.

Exit mobile version