Site icon Jornal Tribuna Piranhense – Um Jornal À Serviço Do Cidadão

Conselho Municipal de Saúde de Piranhas recebe sala que será usada pela nova diretoria do órgão no próximo biênio

A nova presidente do Conselho Municipal de Saúde de Piranhas (CMS), Janete Ribeiro dos Santos, recebeu as chaves da sede do órgão das mãos da secretária municipal de Saúde, Kirlen Ferreira Pires, durante solenidade realizada na tarde desta da última segunda-feira (27/07) e que ainda contou com a presença da vice-presidente Stéphanie Barcellos dos Santos, da primeira secretária Elizamar Xavier de Abreu Souza e da segunda secretária Elaine Aparecida Bueno Vilela.   A secretária Kirlen Ferreira Pires disse que quer contar com o apoio do Conselho Municipal de Saúde no sentido do melhoramento da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. “Espero que o Conselho possa nos ajudar na busca de uma saúde pública cada vez mais acessível à população. Parabenizo a nova diretoria pela eleição e afirmo que a Secretaria Municipal de Saúde estará sempre disponível para o repasse de todas as informações que os conselheiros solicitarem para que tenhamos o máximo de transparência na gestão”.   Janete Ribeiro agradeceu a secretária municipal de Saúde pela entrega do local que será usado durante o próximo biênio, porém lamentou o estado da estrutura que foi classificada por ela como ruim.   “Nós precisamos de mesas, de cadeiras e de outros móveis. Nós precisamos de segurança, pois o Conselho guarda documentos sérios e tem a responsabilidade de mantê-los seguros. Para isso, nós precisamos ter uma estrutura boa e esperamos contar com o apoio do Poder Executivo, através da Secretaria de Saúde”, ressaltou Janete.   Janete Ribeiro afirmou ainda que a nova composição do Conselho Municipal de Saúde tem como meta principal fazer o melhor pela Saúde de Piranhas em parceria com a SMS. “Nós queremos contar com o apoio da comunidade e das autoridades para que o trabalho possa, realmente, beneficiar o povo que merece ter uma Saúde de qualidade, onde todas as pessoas que necessitem sejam atendidas e saiam satisfeitas”, destacou.   A atual mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Piranhas foi eleita no último dia 8 de julho e terá mandato de dois anos. O conselho também é composto por diversas organizações representativas que indicaram representantes:  

Do segmento dos usuários do Sistema Único de Saúde

 

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDESEMP)

Titular: Elizamar Xaxier de Abreu Souza Suplente: Eliane Lúcia Aires  

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Titular: Wesley Nunes de Oliveira Suplente: Dulliany Franco de Freitas  

Loja Maçônica Aprendizes do Bem

Titular: Rosa Maria Faria Carvalho Suplente: Adalberto Cláudio Pereira  

Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piranhas – GO (CDL)

Titular: Stéphanie Barcellos dos Santos Suplente: Elaine Aparecida Bueno Vilela  

Associação de Combate ao Câncer em Piranhas – GO (ACCP)

Titular: Janete Ribeiro dos Santos Suplente: Verônica da Consolação Lamounier  

Associação de Ecologia e Meio Ambiente de Piranhas – Grupo EMA (Rádio Satélite FM)

Titular: Warley Jonas Oliveira Magalhães Suplente: Cleane Barbacena da Silva  

Do segmento dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde

 

Conselho Regional de Farmácia CRF – GO

Titular: José Martins do Prado Suplente: Eldinatal Pereira Dutra  

Trabalhadores da área da Saúde

Titular: Graziany Martins Leite Suplente: Lucivany Luiza de Brito  

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Titular: José Carlos Cordeiro Suplente: Bruna Oliveira de Sousa  

Do segmento dos gestores/prestadores de serviços de saúde no Sistema Único de Saúde

 

Gestão Municipal

Titular: Kirlen Ferreira Pires Suplente: Laudo Balieiro de Aguiar  

Representante da Secretaria de Administração

Titular: Lucilene Francisca Leite Ramos Rezende Suplente: Aline Souza dos Santos  

Representante da Secretaria Municipal de Educação

Titular: Dionlson Sebastião Pereira da Silva Suplente: Nelma Goulart Santos   O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter deliberativo e permanente ligado diretamente ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que tem como um dos principais objetivos a promoção da participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados na rede pública de Saúde, garantindo a inclusão da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão.  

Quais são as atribuições do Conselho Municipal de Saúde?

  Em sua função de elaborar e controlar a execução da política pública da Saúde, o Conselho Municipal de Saúde possui as seguintes responsabilidades:   Controlar o dinheiro da Saúde; Monitorar a execução das ações na área da Saúde; Participar da formulação das metas para a área da Saúde; Acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais.   Desta forma, o Conselho não se limita apenas a acompanhar a assistência médica individual oferecida à população. A atuação, devido à própria busca de integrar as ações da Saúde, abrange todas as áreas do setor, seja na fiscalização, na obtenção de informações, na proposta de estratégias ou mesmo na tomada de decisões nos limites das suas competências.  

O órgão municipal ainda está diretamente envolvido na discussão de temáticas essenciais como o orçamento destinado à Saúde, a política de recursos humanos, a relação com o setor privado, as epidemias, o saneamento básico, as estratégias de vigilância à Saúde e muitos outros aspectos.

Exit mobile version