(Foto: Divulgação)
O Jovem Cidadão, um programa do Governo do Governo de Goiás e desenvolvido pela Secretaria Cidadã, abriu novas vagas para o município de Piranhas. Atualmente, dez jovens já atendidos em uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e esse número irá dobrar.
Segundo o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Piranhas, estão sendo oferecidas 10 novas vagas. As inscrições serão realizadas nesta quarta-feira (6/12) e na quinta-feira (7/12), na SMDS, instalada no Centro Administrativo Orlando Leite Ferreira (sede da Prefeitura), localizado na Avenida Independência, nº 700, Centro.
Para participar do Jovem Cidadão, o candidato deve possuir: idade entre 16 e 17 anos e três meses; estar devidamente matriculado e possuir frequência mensal em unidade regular de ensino e ter renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos.
No ato da inscrição devem ser apresentados: Carteira de Trabalho original do adolescente; duas fotos 3×4; cópia do RG e do CPF do adolescente, do pai e da mãe; declaração original e atual que comprove matrícula e frequência escolar, com indicação do turno ou conclusão do Ensino Médio; comprovante de renda familiar atual de todos os membros maiores de 18 anos, podendo ser cópias de contracheques ou declaração de renda dos que trabalham ou declaração de desempregado; cópia do comprovante de endereço residencial atualizado, com anotação de telefones para contato; comprovante de conta salário na Caixa Econômica Federal e exame médico admissional.
Os jovens trabalham em dias úteis com uma carga horária de 4 horas. O vínculo empregatício é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), conforme a Lei 10.097/2000 do menor-aprendiz. Os jovens recebem meio salário-mínimo e contam com direitos como FGTS e INSS. Os adolescentes recebem também acompanhamento psicossocial e psicopedagógico na medida da necessidade.