29/06/2015 às 20h48min - Atualizada em 29/06/2015 às 20h48min

Prefeitura de Piranhas entrega 115 toneladas de arroz à famílias carentes

Programa aconteceu em Piranhas em uma parceria da Prefeitura, Emater, Câmara de Vereadores e associações de agricultores familiares.

Jotta Oliveira - Piranhas
Tribuna Piranhense
Entrega contou com a presença do prefeito André Ariza e várias autoridades (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Aconteceu, na última sexta-feira (26/06), a “Festa do Arroz”, onde foi feita a distribuição da produção da Lavoura Comunitária 2015 em Piranhas. Ao todo, 257 famílias receberam cerca de 115 toneladas de arroz plantado em uma parceria da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Governo do Estado de Goiás – através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Associação dos Produtores Rurais da Bucaina, Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Fortaleza e Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Nascente São Domingos.

De acordo com a coordenação do programa em Piranhas, o arroz foi plantado em 80 hectares cedidos pelos proprietários rurais: Urbano Pereira da Costa, Hernando Faria Duarte e Wagner Alves Vilela. A divisão do que foi produzido aconteceu de acordo com o volume de trabalho de cada família cadastrada.

“As famílias que trabalharam menos receberam cinco sacas de 50 quilos, no mínimo. As que participaram do processo de plantio até à colheita, sem muitas faltas, receberam até 12 sacas. O programa Lavoura Comunitária 2015 foi um sucesso e só temos a agradecer primeiramente à Deus, ao Governo de Goiás e, principalmente, ao prefeito André, pelo empenho em buscar este importante beneficio para nosso município”, relata Edna Ferreira, coordenadora do programa em Piranhas.

André Ariza usou as redes sociais para comemorar o resultado da ação. “A Lavoura Comunitária safra 2014/2015 foi um sucesso em Piranhas-Goiás. Agradeço a Deus pela terra fértil e pela chuva na hora certa. Entregamos 115.000 kg de arroz para 257 famílias, uma parceria do Governo do Estado de Goiás, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico; Prefeitura e Associações de Agricultores Familiares. A EMATER realizou o curso de processamento do arroz, onde a população pode saborear dezenas de pratos provenientes do arroz. Estamos preparando para iniciar o cadastro da Lavoura Comunitária 2015/2016”, escreveu o prefeito em uma de suas postagens.

Entrega de cerificados de curso de derivados do arroz

Na execução do Programa Lavouras Comunitárias, foi realizado, no dia 24 de junho, um curso de processamento de arroz, no Instituto Tecnológico (Itego) de Piranhas, em parceria com a Emater, dentro da programação da “Festa do Arroz”.

Os alunos puderam conhecer e aprender tecnologias no processamento do arroz com vistas ao melhor aproveitamento deste cereal. Produtos salgados e doces foram processados no treinamento ministrado pelas extensionistas sociais Maria Madalena Résio e Neurileide Maria Leão, e foram expostos e degustados durante a entrega da produção de lavoura. O Curso de Derivados do Arroz foi uma iniciativa do Engenheiro Agrônomo Alcebíades Paro Junior.

O Gerente da Regional Sudoeste, Jason Bueno e o ex- Diretor de Extensão Rural e Assistência Técnica da Emater José Roberto Naves, hoje produtor rural no município, visitaram o curso.

O programa Lavoura Comunitária é realizado pelo governo de Goiás desde 1999, em parceria com Prefeituras e associações, e fornece insumos e apoio técnico para o plantio da safra. Em contrapartida, parcela do que for colhido (4% do total) é repassada a entidades filantrópicas por meio da OVG.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp