20/07/2015 às 11h15min - Atualizada em 20/07/2015 às 11h15min

Cleudes Baré é homenageado em evento cultural

Jotta Oliveira - com informações da assessoria da AGM
Tribuna Piranhense
(Foto: Reprodução)

O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Bom Jardim de Goiás, Cleudes Bernardes da Costa, o Baré (PSDB), foi homenageado no lançamento do livro Manifestações Culturais em Goiás – Tradicionais e Populares, realizado na noite de terça-feira (14/07), no salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas.

Cleudes Baré foi agraciado com o Diploma do Mérito Cultural Carmo Bernardes, em nome de todos os prefeitos goianos que incentivam e auxiliam os movimentos culturais, tanto em suas realizações, como na manutenção e difusão dessas tradições.

“Para mim é uma honraria receber essa homenagem em nome de todos os prefeitos goianos que apoiam as manifestações culturais goianas. Nosso estado passa por uma efervescência cultural e tem todas os matizes culturais. Além dos prefeitos, o governador Marconi Perillo também é um grande apoiador da cultura em nosso estado”, ressaltou Cleudes Baré, que elogiou ainda a iniciativa do escritor Antônio Almeida, pela publicação do livro.

O livro Manifestações Culturais em Goiás – Tradicionais e Populares – reúne 47 diferentes manifestações culturais, que ocorrem em 190 municípios goianos. Ao todo, a pesquisa e a escrita do livro duraram dois anos. Além dos capítulos do livro, o leitor pode ter acesso, inclusive em smartphones e tablets, a 52 vídeos de folclore goiano por meio da tecnologia QR Code.

A Editora Kelps, há 35 anos no mercado, é a responsável pela publicação. Parte da venda dos livros será destinada à Associação Brasileira do Xeroderma Pigmentoso para o resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos portadores da doença.

Várias personalidades goianas também foram homenageadas na solenidade, inclusive o governador Marconi Perillo, que destacou em seu discurso que as portas do Palácio das Esmeraldas sempre estarão abertas para a cultura. Segundo Marconi Perillo, a cultura “corre em suas veias e, desde os 14 anos, se interessa e se envolve com a cultura goiana”.

Além do lançamento do livro, cantores goianos e movimentos populares culturais se apresentaram na solenidade. Telas de artistas goianos também estavam expostas. A secretária da Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, destacou que o livro é importante para a preservação da cultura goiana.

O prefeito de Cezarina, João Gladston, participou do evento e prestigiou a apresentação do grupo de Folia de Reis de seu município. “Essa é uma manifestação muito bacana. A Folia de Reis é realizada há muitos anos em Cezarina e percorre toda a nossa região, além de ter se apresentado até em outras regiões. A gente sabe da luta e da dificuldade que é para esse pessoal fazer a Folia acontecer, mas temos procurado, na medida do possível, dar todo o apoio e estar presente, porque a nossa presença também é muito importante”, afirmou o prefeito.

Wilson Piaza é um dos integrantes da Folia de Reis em Cezarina. Ele participa do movimento desde os dez anos de idade e há 18 é o embaixador da Folia. De acordo com Piaza, a manifestação cultural é uma excelente oportunidade para reunir os amigos.

“A gente defende com unhas, dentes e alma essa tradição e esse folclore, que tem também a parte religiosa. Esse apoio é muito importante para a festa”, afirmou.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp