29/07/2015 às 08h52min - Atualizada em 29/07/2015 às 08h52min

Celg dá dicas para o consumo consciente durante estiagem

Do Goiás Agora
(Foto: Reprodução)

Aumento da temperatura e baixa umidade do ar são as principais características do período de estiagem. A Celg Distribuição lembra que as principais consequências do clima seco para a economia domiciliar são o aumento do consumo de energia, que implica em uma conta maior a pagar, e os focos de incêndios, que podem causar interrupção no fornecimento de energia elétrica, caso o fogo atinja as linhas e redes de transmissão ou as subestações. Para saber como agir nestas situações, a Celg D dá algumas dicas.

Com o aumento da temperatura a tendência é o uso mais frequente dos aparelhos de ar-condicionado e ventilador, portanto, ao sair do ambiente desligue os equipamentos. O consumidor deve ficar de olho também na quantidade e no tempo dos banhos para não ter surpresa ao receber a conta, alerta.

De olho na conta

É importante que os clientes conheçam a composição da fatura de energia. Além do consumo, tem os encargos com a distribuição e também tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), pago ao Governo do Estado; o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição sobre Operações Financeiras (Cofins), a bandeira tarifária, pagos ao governo federal e a CIP – Contribuição de Iluminação Pública. O aumento do consumo implica diretamente no valor dos impostos e encargos cobrados. Outro detalhe que deve ser observado na conta de luz é a quantidade de dias faturados, que pode variar de 27 a 33 dias, de acordo com o calendário de leitura e faturamento da concessionária.

Controlando o consumo

A Celg D chama a atenção para algumas atitudes simples que podem ser adotadas para evitar surpresas na hora de pagar a conta. Segundo o alerta, os vilões do aumento de consumo são os equipamentos de refrigeração de ambientes e de conservação de alimentos. Outra dica é decidir primeiro o que quer e só depois abrir a geladeira ou o freezer para pegar; e fechar o mais rápido possível para evitar a entrada de ar quente que faz o motor usar mais energia. A Celg também recomenda fechar bem as portas e janelas quando o ar-condicionado estiver ligado.

Como em qualquer época do ano, outras medidas para economizar energia também são lembradas: evitar acender lâmpadas durante o dia; pintar as paredes internas de cores claras para potencializar a iluminação natural; utilizar o chuveiro elétrico na posição intermediária; desligar televisão, rádio, ar-condicionador; ventilador e outros eletrodomésticos quando ninguém estiver usando.

Queimadas

Para prevenir queimadas próximo às redes de distribuição de energia Celg D faz a limpeza da faixa de segurança das redes (área de 15 metros para cada lado dos postes). As ações educativas também fazem parte da preocupação da Empresa com os impactos ambientais das queimadas.

Construção Civil

No período de estiagem, cresce também a quantidade de obras da construção civil por causa do tempo firme e seco. Mas em muitos casos, os cuidados com a rede elétrica, muito próxima a vários canteiros de reformas e construções, são esquecidos. Para evitar acidentes, a Celg D alerta para alguns cuidados fundamentais antes de iniciar qualquer tipo de obra:

• Conheça bem os riscos de acidentes com energia elétrica antes de começar qualquer trabalho perto da rede;

• Mantenha distância mínima de 2 metros da rede de energia;

• Planeje bem o uso de guindastes e andaimes; descarregamento de caminhões basculantes, limpeza de fachadas e instalação de painéis. Preste muita atenção à proximidade da rede;

• Em caso de fios que se soltam da rede e entram em contato com o chão, procure sinalizar o local para evitar a aproximação de outras pessoas e contate imediatamente a Celg D pelo telefone 0800 062 0196;

• As antenas de televisão devem ser instaladas longe da rede elétrica.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp