05/08/2015 às 11h48min - Atualizada em 05/08/2015 às 11h48min

Itego de Piranhas recebe o nome de ex-deputado

Político morreu em 2011, ao 76 anos, vítima de uma pneumonia.

Jotta Oliveira - Piranhas
Tribuna Piranhense

O governador Marconi Perillo sancionou a Lei nº 18.931, aprovada na Assembleia Legislativa no mês passado, denominando o Institutos Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) de Piranhas com uma homenagem ao ex-deputado e ex-secretário de estado Fernando Cunha Júnior. O Itego de Piranhas compõe a rede estadual de educação profissional e tecnológica do estado, ao lado dos Colégios Tecnológicos e laboratórios em várias regiões, responsável pela oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada, qualificação profissional e educação profissional técnica de nível médio.

O homenageado
Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, Fernando Cunha Júnior foi secretário de Articulação Institucional e Política do Estado de Goiás de 2008 a 2010, secretário Extraordinário do Governo de Goiás em 2007, secretário de Governo do Estado de Goiás de 2003 a 2006 e Deputado Federal por cinco mandatos. Ele foi um dos idealizadores da campanha que elegeu Marconi Perillo (PSDB) governador em 1998. Nesse mesmo ano, se candidatou ao senado.

Fernando Cunha Júnior morreu no dia de novembro de 2011, em Goiânia, aos 76 anos de idade, devido a uma pneumonia.

A lei
A Lei nº 18.931 abrange os 15 Itegos em funcionamento e também os dez Itegos que estão em fase de construção, reforma e ampliação e que deverão entrar em funcionamento nos próximos meses. Além da criação, a lei estabeleceu a denominação para cada unidade, conforme a indicação da comunidade. Muitos institutos mantiveram os nomes dos antigos Centros de Educação Profissional, os CEPs, que em 2008 foram transferidos da Secretaria da Educação para a antiga Secretaria de Ciência e Tecnologia. No ano passado, eles tiveram alteradas as denominações de CEPs para Itegos.

De acordo com a lei, além da denominação da unidade de Piranhas, ficam criados os seguintes Itegos em funcionamento: Itego Aguinaldo de Campos Netto, no Distrito Mineroindustrial de Catalão; Itego Governador Otávio Lage, em Goianésia; Itego em Artes Basileu França e Itego Sebastião Siqueira, em Goiânia; Itego Jerônimo Carlos do Prado, em Goiatuba; Itego Maria Sebastiana da Silva, em Porangatu; Itego em Artes Labibe Faiad, em Catalão; Itego Luiz Humberto de Menezes; Itego Governador Onofre Quinan, em Anápolis; Itego Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso, em Caiapônia; Itego Célio Domingos Mazzonetto, em Ceres; Itego Goiandira Ayres do Couto, em Goiás; Itego Celso Monteiro Furtado, em Uruana; e Itego Genervino Evangelista da Fonseca, em Cristalina.

Foram criados oficialmente, ainda, dez Itegos, que estão em construção: Itego Paulo Rocha, em Niquelândia; Itego Wilson Cavalcante Nogueira, em Piracanjuba; Itego Raul Brandão de Castro, em Mineiros; Itego Professor Antônio Salles Oliveira, em Catalão; Itego Dirceu Ferreira de Araújo, em Planaltina; Itego Paulo Renato de Souza, em Valparaíso de Goiás; Itego Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto; Itego Roberto Civita, em Aparecida de Goiânia; Itego José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia; e Itego de Educação a Distância Léo Lince do Carmo Almeida, na Vila Nova, também na capital.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp