08/08/2015 às 00h00min - Atualizada em 08/08/2015 às 00h00min

Piranhas realiza Conferência Municipal de Assistência Social e define metas para os próximos 10 anos

Debates foram realizados no auditório da Câmara Municipal. Delegados foram escolhidos para a Coferência Estadual.

Jotta Oliveira - Piranhas
Tribuna Piranhense
10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Piranhas (Foto: Leitor WhatsApp)

A 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Piranhas aconteceu na última quarta-feira (05/08) com participação de aproximadamente 215 pessoas. No evento foram discutidas e aprovadas propostas, e eleitos dois delegados e quatro suplentes para Conferência Estadual.

A realização foi uma parceria entre a Prefeitura de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e Conselho Municipal de Assistência Social.

Com o lema ‘Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, o encontro teve início às 7h da manhã e contou com as participações do prefeito André Ariza (PP), da secretária de desenvolvimento social, Haulleany Simões, além de vereadores, outras autoridades, lideranças e de membros da comunidade em geral.

A conferência, de caráter deliberativo, teve por objetivo avaliar a situação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento e qualificação das ofertas de serviços, programas e projetos.

Avanços

Para a secretária Haulleany Simões, a conferência foi muito positiva. “A participação atendeu as nossas expectativas. Nas discussões, foi possível proporcionar um detalhamento sobre as dimensões que seriam abordadas. A troca de idéias, as propostas e interferências dos usuários foram legítimas e relevantes. Eu saí satisfeita com o resultado”, pontuou.

A participação na Conferência foi intensa e as propostas discutidas nos grupos foram aprovadas em plenária. Em relação à dimensão “Dignidade Humana e Justiça Social; Princípios Fundamentais para a consolidação do SUAS”, foi definida como meta a implantação de Casa Lar Acolhedora, tendo como público alvo crianças, adultos e idosos. Outra ação na referida dimensão é o a criação do Serviço de Acolhimento Para Crianças e Adolescentes, denominado Abrigo e Família Acolhedora. Também se definiu que deverá ocorrer a divulgação direta dos projetos e trabalhos sociais para a população.

Na dimensão “Participação Social como Fundamento do SUAS”, se decidiu que a eleição do Conselho Municipal de Assistência Social ocorrerá de dois em dois anos e se buscará mais investimento em capacitação dos profissionais que atuam nas ações sociais da administração pública. Outra meta será a maior conscientização da sociedade em reuniões.

Se tratando da “Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público e Republicano”, de acordo com os resultados da conferência, se buscará a criação de leis municipais na área social, visto que cada localidade possui uma realidade social e econômica diferente.

Na Conferência Municipal de Assistência Social de Piranhas também se tratou de um assunto debatido em outras edições, que foi a possibilidade de realização de concurso público para a contratação das equipes do SUAS.

Nos debates sobre a dimensão “Assistência Social é direito”, os participantes colocaram como objetivo à ampliação da lei que, segundo eles, está incompleta e deve ser atualizada com normativas socioassistenciais.

Clique aqui e confira as prioridades para o município, estado e união, definidas na 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Piranhas

Delegados

Ao final do evento foram eleitos os dois delegados – um do poder público e um da sociedade civil – e respectivos suplentes, que encaminharão as propostas para Conferência Estadual, com data a ser definida.

Os representantes escolhidos foram os seguintes, pelo poder público: Divino Rufino de Sousa (titular), Jhonantan Apolinário Ferreira (1º suplente) e Geane Silva de Oliveira Claudino (2º suplente). Em nome da sociedade civil, Cleiciane Pereira de Rosatto foi eleita titular, ficando Elza de Almeida Oliveira e Jhonny Apolinário Ferreira como suplentes.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp