19/11/2015 às 18h13min - Atualizada em 19/11/2015 às 18h13min

MS anuncia mudanças no calendário de vacinação para 2016

A vacinação contra a poliomielite passará por alterações. A vacina contra a hepatite A agora será administrada aos 15 meses de idade e acontecerão outras mudanças.

Jotta Oliveira - em Piranhas
Tribuna Piranhense
(Foto: Reprodução)

O Calendário Nacional de Vacinação de 2016 passará por mudanças, de acordo com a Nota Informativa 149/2015 do Ministério da Saúde. A vacina contra a hepatite B é uma das principais novidades, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde e o Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis.

Esta vacina será ampliada independentemente da idade ou condições de vulnerabilidade. A expansão é motivada pela expectativa e qualidade de vida da população idosa. Esta faixa etária tem atividade sexual em ascensão e assim, a probabilidade de doenças sexualmente transmissíveis aumenta.

A vacina contra a hepatite A agora será administrada aos 15 meses de idade; a papiloma vírus humano (HPV), demandará apenas duas doses (ao invés de três), e a vacina meningocócica C (conjugada) será administrada no primeiro reforço, preferencialmente aos 12 meses.

A vacinação contra a poliomielite também passará por alterações. Haverá mudança com a substituição da terceira dose pela vacina inativada poliomielite. Para outra vacina, a pneumucócica 10 valente, será adotado o esquema básico de duas doses (aos dois e quatro meses) e reforço preferencialmente aos 12 meses ou até os quatro anos de idade.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp