08/12/2015 às 17h05min - Atualizada em 08/12/2015 às 17h05min

Você sabe quais são as fases da resposta sexual feminina? A médica Maria Jamile conta

De acordo com a médica, existem quatro fases fundamentais para que a mulher possa chegar ao ápice sexual.

com informações de O+Positivo
Tribuna Piranhense
Médica Maria Jamile (Foto: AP)

A medicina sexual evoluiu muito nas últimas décadas, especificamente em relação à saúde sexual femi­nina. Nesse novo modelo, a sexualidade e a função sexual em mulheres se­guem uma trajetória em que estímulos emocio­nais e de relacionamento desempenham um papel fundamental e significati­vo.

De acordo com a médica Maria Jamile Ribeiro Duarte Nogueira, existem quatro fases da chamada Resposta Sexual Femini­na (RSF). “Essas fases são a do desejo, a excitação, o orgasmo e a satisfação. Por meio desse modelo é possível enfatizar a impor­tância da intimidade com o parceiro”, aponta.

O grande diferen­cial das pesquisas é que para que a mulher atinja as quatro RSF’s, são neces­sários outros aspectos, diz a profissional. “Para a res­posta sexual ser completa, com essas quatro fases, antes de tudo tem que ter o sentimento, o afeto, a in­timidade e o carinho (aqui inclui o beijo, toque e ca­rícias). Esses são pontos essenciais até iniciar a fase do desejo propriamente dita”, acrescenta.

A terapeuta sexual explicou ainda que “o cé­rebro feminino só libera mediadores excitatórios quando recebe estimulas sexuais, gerando uma res­posta positiva e crescen­te”. “A mulher também tem parcela importante nesse processo, pois para conseguir receber os estí­mulos ela precisa esquecer afazeres que a leva a ficar ansiosa, preocupada com o trabalho, cuidados com os filhos, estudo… o certo é se desligar um pouco de tudo e procurar deixar-se envolver, fluir pensamen­tos positivos, procurar sentir amor por si mesma, para que não haja nenhum bloqueio em nenhuma das fases da resposta sexual feminina” explica Jamile.

A principal queixa dos consultórios é a dimi­nuição do desejo sexual, completou Jamile. “Sem ele dificilmente terá a ex­citação, como também o orgasmo e a RSF será com­prometida”.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp