25/01/2016 às 20h36min - Atualizada em 25/01/2016 às 20h36min

Pagamento do IPVA de 2016 começa nesta terça-feira (26) em Goiás

(Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense)

Começa nesta terça-feira (26/01), o pagamento do IPVA de 2016. A Secretaria da Fazenda alerta que, na data, vence a primeira parcela para os veículos de placas finais 1, caso os proprietários queiram parcelar o valor do imposto em três vezes. No dia 28 de janeiro, vence a primeira parcela dos veículos de placas finais 2.

Ainda para os veículos com placas finais 1, a segunda parcela do IPVA vence no dia 25 de fevereiro. Já a terceira parcela e o licenciamento anual vencem em março, em duas datas dependendo da dezena final da placa, assim distribuídas: vencimento dia 21 de março para placas finais 01, 11, 21, 31 e 41 e, no dia 23 de março para as placas finais 51, 61, 71, 81 e 91. Nessas duas datas de março também vencem a cota única (valor integral do IPVA) e o licenciamento para aqueles que optarem pelo pagamento à vista.

Quem não recebeu o boleto pelos Correios, pode procurar uma agência do Vapt Vupt ou, ainda, emitir o boleto pelo site da Sefaz, clicar em IPVA no canto esquerdo da página inicial, depois em Emissão do Boleto de IPVA e, por fim, em Boleto para Pagamento do IPVA 2016 e digitar a placa e o Renavam, detalha o coordenador do IPVA da Secretaria da Fazenda, Cecil Bulhões.

Descontos
Os valores que constam nos boletos já estão com desconto de 50% concedidos pelo Governo de Goiás, desde 2012, a proprietários de carros 1.0 e motocicletas de até 125 cc que não tenham débitos com o Detran, não tenham tido multa e não tenham se envolvido em acidente por negligência, imperícia, imprudência ou dolo nos últimos 12 meses. Outro requisito para manter o benefício é o pagamento em dia do IPVA. “O proprietário pode ter as duas primeiras condições, porém, se perder o prazo do pagamento, perde o desconto”, alerta Cecil Bulhões.

O coordenador ressalta, ainda, que o atraso em qualquer parcela provoca automaticamente a perda do desconto, inclusive de parcelas pagas anteriormente ao atraso. Neste caso, é feita a cobrança da diferença da parcela paga com desconto no valor da última parcela.

Outro abatimento sobre o IPVA, que é novidade neste ano, é o desconto de 5% para todos os proprietários de veículos que se inscreveram no Programa Nota Fiscal Goiana até o dia 31 de dezembro de 2015. Os dois descontos são cumulativos. Os valores de ambos são discriminados no boleto de pagamento.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp