05/04/2016 às 10h33min - Atualizada em 05/04/2016 às 10h33min

O que é mitos e o que é verdades quando o assunto é gravidez e Zika vírus?

Do Jornal Daqui
(Foto: Reprodução)

O vírus da Zika é transmitido pelo mosquito vilão Aedes Aegypti, que é também o responsável por doenças como a dengue e a chikungunya. A doença que deixou os brasileiros em estado de alerta desde o final de 2015, tem causado preocupação principalmente às grávidas após a associação feita entre os casos de microcefalia e outras síndromes neurológicas ao vírus.

Mas, afinal, que preocupações as grávidas devem ter realmente?

Diante de tantas informações desencontradas e algumas ainda sem comprovação científica, é importante ficar atento ao que de fato pode prejudicar ou não o bebê e a mãe durante o período gestacional.

Veja algumas dicas do ginecologista Renato de Oliveira e fique bem informado:

O primeiro trimestre da gravidez é o período mais suscetível à ação do vírus?

VERDADE - Independentemente do Zika, o primeiro trimestre é sempre o mais delicado da gestação, pois é neste período que ocorre a formação dos órgãos e dos sistemas do bebê.

Em casos de suspeita de Zika, a amamentação deve ser suspensa?

MITO - Até agora não há relatos de crianças infectadas pelo Zika vírus por meio da amamentação. Além do que, os benefícios do leite materno para o bebê são inúmeros, podendo refletir inclusive na vida adulta.

Todos os repelentes são seguros para as gestantes?

MITO - Apenas repelentes à base de DEET, IR3535 e Icaridina são considerados seguros para uso durante a gestação, de acordo com o Ministério da Saúde.

Os casos de microcefalia estão relacionados ao uso de vacinas vencidas?

MITO - Não há nenhum registro na literatura médica nacional e internacional sobre a associação do uso de vacinas com a microcefalia.

Combater a proliferação do mosquito é a melhor maneira de se prevenir?

VERDADE – Como o Zika é transmitido da mesma forma que a dengue, os cuidados para evitar a doença são os mesmos, como eliminar os pontos de água parada em casa, colocar telas de proteção em portas e janelas, etc. 

Se o beber for diagnosticado com microcefalia, quer dizer que a grávida teve contato com o Zika?

MITO - A microcefalia pode ser causada por diversos fatores, que vão desde o consumo de drogas, álcool e má nutrição da mãe, até doenças como rubéola, toxoplasmose e o citomegalovírus.

Como o vírus ainda está sendo estudado, é bom que os radares continuem ligados e que o combate ao mosquito seja efetivo. Vamos começar hoje?


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp