25/04/2016 às 00h00min - Atualizada em 25/04/2016 às 00h00min

Após atraso, Piranhas começa a vacinar contra a gripe

Todos os ESF's do município começaram a imunizar contra a gripe.

Jotta Oliveira - em Piranhas
Tribuna Piranhense
(Foto: Reprodução)

A vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (25/04) no município de Piranhas, na região oeste de Goiás. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

Saiba mais:

Campanha de imunização contra a gripe atrasa em Piranhas por falta de vacinas

No caso de pessoas com doenças crônicas – como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais –, é necessário apresentar indicação médica. A dose é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente no próximo sábado (30/04) em todas as cidades do país e atinge também outros públicos considerados de risco, como população indígena e pessoas privadas de liberdade.

Em Piranhas, a campanha deveria ter começado no dia 18 de abril, mas atrasou. O motivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Piranhas, foi o não envio das doses das vacinas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Na última quarta-feira (20/04), foram recebidos 30% das doses e o restante deve ser enviado até o dia 30 de abril, quando acontece o dia ‘D’.

As vacinas estão sendo aplicadas em todas as unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) do município.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, outras medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar a infecção: lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção. 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp