25/04/2016 às 00h00min - Atualizada em 25/04/2016 às 00h00min

Temperatura pode cair a até 14ºC nesta semana em Goiás, diz Inmet

Em Goiânia, previsão é de temperatura mínima de 16ºC na quarta-feira (27). Frente fria que se aproxima do estado deve amenizar o calor e trazer chuva.

Do G1 Goiás
(Foto: Reprodução)

Com a aproximação de uma frente fria, as temperaturas vão cair significativamente nas regiões centro e sul de Goiás ao longo desta semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, os termômetros devem marcar entre 14ºC e 25ºC na próxima quarta-feira (27) em Rio Verde, na região sudoeste do estado. Na capital, a mínima prevista é de 16ºC, e a máxima não deve passar dos 28ºC.

Depois de um longo período sob os efeitos do fenômeno El Niño e com termômetros marcando mais de 30ºC, os goianos vão sentir, pelo menos ao longo de uma semana, melhora na umidade relativa do ar e o tempo mais ameno. Para a chefe do setor de previsão do tempo do Inmet, Elizabete Alves Ferreira, a mudança é uma soma de fatores climáticos que podem fazer o tempo mudar já a partir desta segunda-feira (25/04).

“São duas questões fundamentais que geram essa quebra do calor intenso, a primeira delas é uma frente fria que se aproxima de Goiás e vai interferir na umidade já a partir de hoje, podendo trazer chuvas já amanhã. A segunda é uma massa de ar frio polar que vai fazer com que as temperaturas caiam na quarta-feira e continuem abaixo da média até o final de semana”, afirmou.

De acordo com a meteorologista, as regiões centro e sul do estado serão as mais afetadas por estes fenômenos. Segundo ela, a temperatura máxima prevista para a região sul e sudoeste de Goiás vai sofrer uma queda brusca. Em Rio Verde os termômetros marcaram 32ºC nesta segunda-feira. A previsão do tempo para a próxima quarta-feira na cidade é que a temperatura não ultrapasse dos 25ºC.

“Primeiro, pela questão de estar mais próximo da frente fria e das áreas diretamente afetadas pela massa de ar polar. Num primeiro momento vem a umidade, a chuva e, associada a ela, vem a massa de ar que vai fazer com que as temperaturas declinem na madrugada”, explicou.

Conforme a previsão do Inmet, a partir do mês de maio é que a população deve perceber uma mudança mais efetiva, com a redução efetiva dos efeitos do El Niño, que até então estava trazendo um outono atípico para Goiás. Uma das características da estação é a frequência de dias com a massa de ar frio interferindo nas temperaturas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp