10/05/2016 às 21h43min - Atualizada em 10/05/2016 às 21h43min

Sexo (seguro) pode ajudar a evitar doenças; médica Maria Jamile fala sobre o assunto

Atividade libera hormônios e causa sensação de bem-estar.

Por Maria Jamile Ribeiro Duarte Nogueira (médica, terapeuta sexual)
Maria Jamile é médica terapeuta sexual (Foto: AP)

Quando falamos em saúde, a primeira coisa que vem a cabeça é destacar a importância de um ar puro, de uma alimentação de qualidade, do sol, das atividades físicas, da água, do sono. Mas, além de tudo isso, o que mais pode nos ajudar a ter uma vida saudável? Hum! Sexo seguro? Será?

Leia também:

Você sabia que beijar mais pode ajudar a salvar relacionamentos a beira do fim? Artigo da Dra. Maria Jamile aborda o tema

Dra. Maria Jamile dá dicas para a baixa autoestima não arruinar sua vida pessoal e/ou profissional

Não deixe o cansaço e a preguiça estragarem a vida sexual; Maria Jamile dá dicas de como evitar o problema

Sim. Sexo pode sim ajudar a sermos mais saudáveis. Estudos mostram como é fundamental e importante, para a saúde física e mental, a prática do sexo seguro. Além disso, pesquisas médicas comprovam que a atividade sexual, praticada de forma regular, proporciona saúde e bem estar.

Durante o ato sexual são liberadas diversas substâncias e. dentre elas, está a endorfina, responsável por provocar um verdadeiro tratamento de beleza natural, renovando as células, combatendo a celulite, ajudando a emagrecer, deixando a pele mais jovem e viçosa.

Sexo também melhora o funcionamento cerebral, combate o estresse, atua na prevenção de doenças, além de ser considerado um excelente exercício físico. O ato que traz prazer físico e mental, também faz bem ao coração, melhora o sono e é energético.

Por outro lado, uma vida sexual inativa e reprimida, pode originar doenças psicomáticas, como a neurose, a irritação constante, o mal humor, a úlcera, o estresse e a tão temida depressão.

Não há contra indicação, mesmo nos cardiopatas, obesos e hipertensos que estiverem com as patologias sob controle médico.

Quando um casal tem um bom relacionamento, geralmente tem também uma boa vida sexual, que, por sua vez, cria elos que  conecta os parceiros fora do quarto.

Os cuidados com a saúde física são fundamentais para um bom desempenho sexual. Evitar o excesso de consumo de bebidas alcoólicas, fumo, drogas ilicitas e controlar o peso através de alimentação balanceada e exercício físicos, são atitudes imprevisíveis a saúde física, mental e sexual.

O sexo aproxima o casal e é a única coisa que você compartilha com ele (a) e com mais ninguém. É uma forma única para vocês expressarem romance, amor um pelo outro. Sexo é um exercício de comunicação e você não terá nada mais íntimo que isso com seu cônjuge. Este contato te trará benefícios únicos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp