16/06/2016 às 10h30min - Atualizada em 16/06/2016 às 10h30min

É possível deixar a sua Internet mais rápida sem aumentar o seu plano de dados; saiba como

Do Jornal Daqui
(Foto: Reprodução)

Nem sempre ter a Internet lenta significa que há problemas na velocidade que chega até a sua casa. Muitas vezes, o problema pode estar em seu próprio equipamento.

Teste

“É aconselhável que a pessoa faça um teste para ver como está a velocidade da sua Internet. No Google você encontra diversos sites de Speed Test. Se o resultado não for compatível com aquilo que você tem no contrato, algo está errado”, explica Bruno Yassuda, especialista do site 'Melhor Notebook'.

Se constatado problema de velocidade, é possível que seja causado por arquivos temporários armazenados em sua máquina. A sugestão é que o usuário descarte esse tipo de informação desnecessária.

Como fazer a limpeza?

“Você deverá acessar o seu navegador web e as configurações do mesmo. No Histórico, exclua os endereços de web que visitou e também os caches de alguns portais que aceleram o carregamento das páginas. O usuário pode fazer o download de programas gratuitos que fazem essa limpeza, como é o caso do CCleaner, por exemplo”.

Melhorar a conexão

“Quando o teste dá uma velocidade muito abaixo do que era previsto, há programas também gratuitos para acelerar a Internet. Em certos momentos, a navegação web é instável e esses aplicativos podem contornar os problemas. Eles atuam, por exemplo, na compressão de imagens e do código HTML de certas páginas”.

Vídeos e downloads

“Para problemas com a visualização de vídeos, alguns programas atuam como auxiliares para carregar as imagens. Em caso de downloads prejudicados, o usuário pode usar programas que fazem a divisão de arquivos em várias partes, o que deixa a velocidade do download mais rápida”.

Realizados esses procedimentos, retorne até um site de Speed Test e verifique o resultado. Muitas vezes esses passos ajudam a melhorar a velocidade da web. Caso isso não aconteça, contate a sua operadora.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp