16/06/2016 às 00h00min - Atualizada em 16/06/2016 às 00h00min

Será que você se estressa facilmente? Confira 10 características e confira

Do Jornal Daqui
(Foto: Reprodução)

Será que existe alguma característica das pessoas que se estressam com mais facilidade? O médico psiquiatra e clínico geral Cyro Masci reuniu 10 características que identificam uma pessoa estressada. Confira:

1. Não conseguir relaxar. Existem situações que exigem um alerta construtivo, como dirigir sob mau tempo ou sair de um prédio em chamas. Fora esse tipo de situação, dificilmente permanecer atento e hiper-vigilante pode ser útil.

2. Querer ser bem-sucedido todo o tempo. É importante lembrar de tempos em tempos que aparentes fracassos fazem parte da vida e são necessários para aprendizagem e crescimento pessoal. É só olhar para o passado e perguntar-se: aprendi somente com meus acertos ou também com meus erros?

3. Ser inflexível no ponto de vista. Olhar só um lado de qualquer moeda é certamente prejudicial. Na verdade é um enfoque caolho. Bem que gostamos de lá pelas tantas sermos donos da verdade, o problema é o custo que esse tipo de visão exige.

4. Querer sempre preservar a imagem pessoal. É interessante lembrar que às vezes temos que fazer coisas que os outros podem não aprovar. É necessário fazer o que deve ser feito, e não o que nos faz mais simpáticos perante os outros.

5. Dar demasiada importância a um único aspecto da vida. Ninguém é só profissional, ou dona de casa, ou seja lá o que for. É necessário equilíbrio, o que não quer dizer igualdade de atenção, mas sim distribuição satisfatória das energias.

6. Precisar sempre de estímulos externos para sentir-se bem. Às vezes, seu melhor companheiro é você mesmo. É necessária certa dose de independência do mundo.

7. Não se sentir à vontade com as pessoas que o(a) rodeiam. O isolamento pessoal deve ser eventual e fonte de inspiração e prazer, e não a regra. Ninguém é uma ilha.

8. Possuir objetivos de vida incertos e mal definidos. Quem não sabe o que quer, pode ficar satisfeito com qualquer coisa. Só que o mais comum é ficar insatisfeito com tudo!

9. Desejo permanente de ser outra coisa ou outro alguém. Aceitar-se é fundamental para se alcançar alguma paz de espírito. É preciso localizar os pontos positivos, e não apenas ficar enfocando os negativos.

10. Levar-se muito a sério. Como disse certo humorista: “não leve a vida tão a sério. Ninguém sai dela vivo”. Aprender a viver com leveza é fundamental.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp