22/07/2016 às 07h54min - Atualizada em 22/07/2016 às 07h54min

Prefeitura de Piranhas lançará aplicativo para agendamento de consultas em postos de saúde

Jotta Oliveira - com informações da PEGN
Tribuna Piranhense
Inhumas já está com o app em funcionamento (Foto: Reprodução)

É sabido que a área de saúde pública enfrenta muitos problemas. Um dos piores, dizem os cidadãos, é a dificuldade para agendamento de consultas em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Elas devem ser feitas presencialmente; e há sempre uma escassez de datas de atendimento. Piranhas, na região oeste de Goiás, parece dar o primeiro passo para mudar esse cenário, com o desenvolvimento de um aplicativo que facilita o agendamento de consultas, o INSaúde.

Segundo Vitor Nogueira, um dos responsáveis pela criação do aplicativo e sócio proprietário da ASIX6, a ideia do INSaúde, que funciona em celulares Android, iOS e computadores, surgiu há mais ou menos um ano e meio e já em funcionamento na cidade de Inhumas. Com o app, o próprio paciente pode fazer o agendamento de suas consultas, sem a necessidade de se deslocar para sua unidade de saúde.

“O prefeito de Piranhas participou de algumas de nossas demonstrações do app e demonstrou interesse em trazê-lo para o seu município. Fizemos uma apresentação pessoal para André Ariza e, com a aprovação e passados todos os tramites legais, demos início ao desenvolvimento da plataforma, que já deve ser lançada em agosto desse ano”, conta Nogueira.

O prefeito André Ariza ressalta que o aplicativo será um serviço adicional e que o agendamento presencial continuará normalmente.

“Não iremos paralisar os agendamentos feitos pessoalmente. Eles [agendamentos presenciais] continuarão normalmente, pois nem todos tem um smartphone ou computador disponível. O que queremos é dar mais comodidade aos usuários da nossa rede pública de saúde, pois, agora, consultas em todos os nossos postos de saúde poderão ser marcados com poucos cliques”, explica André.

O INSaúde faz um mapeamento inteligente do usuário e, após lhe apresentar a UBS mais próxima, mostra as datas e horários disponíveis para agendamento. Caso não tenha mais horários, é possível registrar seu pedido e receber um aviso assim que novas datas de consulta forem abertas. O paciente recebe lembretes automáticos que evitam esquecimentos de consultas marcadas. O atendimento recebido também poderá ser avaliado.

Piranhas é a segunda cidade de Goiás a levar os agendamentos de saúde para as mãos do cidadão (clique e conheça o INSaúde de Inhumas). O Departamento de Comunicação da Prefeitura de Piranhas informou que o investimento é de R$ 150 mil, um recurso enviado pelo Governo Federal e especifico para investimento em tecnologia.

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde passarão por treinamentos e, logo após, peças publicitárias irão trazer mais esclarecimentos para os cidadãos sobre o lançamento e funcionamento da nova ferramenta.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp