03/08/2016 às 15h24min - Atualizada em 03/08/2016 às 15h24min

Prefeitura de Piranhas marca lançamento de aplicativo para agendamento de consultas em postos de saúde

Jotta Oliveira - em Piranhas
Tribuna Piranhense
(Foto: Reprodução)

A Prefeitura Municipal de Piranhas marcou, para o dia 10 de agosto, o lançamento do aplicativo ConsultaSUS, que foi desenvolvido pela ASIX6 para que os próprios pacientes da rede pública de saúde possam fazer o agendamento de suas consultas com o uso de celulares Android e IOS ou de um computador, sem a necessidade de se deslocarem para uma unidade de saúde. O evento de lançamento do app está marcado para acontecer no auditório da Câmara Municipal de Piranhas, às 9h.

Segundo Vitor Nogueira, um dos responsáveis pela criação do aplicativo e sócio proprietário da ASIX6, Piranhas é a segunda cidade do Brasil a levar os agendamentos de saúde para as mãos do cidadão. O município de Inhumas já usa a ferramenta há cerca de dois anos (clique e conheça o INSaúde de Inhumas).

Após o usuário baixar o ConsultaSUS através da Google Play, Apple Storeo ou pelo site da Prefeitura e informar o número do Cartão SUS e um número de telefone, o aplicativo faz um mapeamento e apresenta a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, mostrando as datas e horários disponíveis para agendamento. Caso não tenha mais horários, é possível registrar seu pedido e receber um aviso assim que novas datas de consulta forem abertas. O paciente recebe lembretes automáticos que evitam esquecimentos de consultas marcadas. O atendimento recebido também poderá ser avaliado.

“O prefeito de Piranhas participou de algumas de nossas apresentações do app e demonstrou interesse em trazê-lo para o seu município. Fizemos uma apresentação pessoal para André Ariza e, com a aprovação e passados todos os tramites legais, demos início ao desenvolvimento da plataforma”, conta o desenvolvedor do projeto.

Procurado pelo Tribuna Piranhense, o prefeito André Ariza explicou que o aplicativo será um serviço adicional e que o agendamento presencial continuará normalmente.

“Não iremos paralisar os agendamentos feitos pessoalmente. Eles [agendamentos presenciais] continuarão normalmente, pois nem todos tem um smartphone ou computador disponível. O que queremos é dar mais comodidade aos usuários da nossa rede pública de saúde, pois, agora, consultas em todos os nossos postos de saúde poderão ser marcados com poucos cliques”, ressaltou André.

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão passando por treinamentos para a operação do novo sistema e, segundo o órgão, estarão todos preparados no dia do lançamento. Peças publicitárias irão trazer mais esclarecimentos para os cidadãos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp