29/09/2016 às 17h19min - Atualizada em 29/09/2016 às 17h19min

Rede municipal de ensino de Piranhas implanta sistema digital para marcar frequência de alunos

Pais serão avisados por mensagem de celular se filhos faltarem às aulas. Com isso, professores terão mais tempo para se dedicar às matérias.

Jotta Oliveira - em Piranhas
Tribuna Piranhense

A Prefeitura de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou, na manhã desta quinta-feira (29/09), na Escola Municipal Gercina Teixeira, o Sistema de Frequência Digital. É uma ferramenta que possibilita a leitura facial, através da tecnologia biométrica, que identifica qualquer pessoa baseando-se em suas características físicas ou comportamentais, um sensor identifica o estudante registrando automaticamente a sua presença e direcionando a informação para uma central de dados (saiba mais assistindo o vídeo acima). O aparelho é instalado na entrada da escola. Os alunos precisam parar em frente ao equipamento, que faz o reconhecimento do rosto dos estudantes e registra a presença no sistema que é ligado à internet.

A iniciativa tem o objetivo de garantir a segurança no ambiente escolar, reduzir possível evasão, tranquilizar a família do estudante, reduzir o uso de papeis e integrar pais, alunos e professores.

Não só os estudantes, como os professores e direção das escolas realizam a frequência digital, oferecendo dados e informações sobre o controle das suas frequências.
 
Em caso de atraso ou ausência do estudante o sistema envia uma mensagem de texto, via celular, para o número cadastrado, que deverá ser de algum responsável, como o pai ou a mãe, por exemplo, avisando que o aluno não compareceu a unidade escolar.
 
Com o identificador, as chamadas realizadas em sala de aula não serão mais necessárias, poupando tempo, pois já será registrada a presença do aluno através do Sistema.

Outro detalhe é que o departamento responsável pela merenda escolar, o Conselho Tutelar e o Programa Bolsa Família serão integrados ao sistema digital.

Com investimento de cerca de R$ 40 mil, após a consolidação da instalação na Escola Municipal Gercina Teixeira, serão instalados equipamentos de identificação em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp