24/04/2014 às 08h25min - Atualizada em 24/04/2014 às 08h25min

Nova brincadeira entre adolescentes pode levar a morte

Por Jotta Oliveira - Do Tribuna Piranhense, em Piranhas
Do Diário da Manhã

As escolas começam a alertar os pais para uma prática perigosa que os adolescentes têm feito até mesmo dentro das salas de aula. É o chamado "jogo do desmaio". Os vídeos se espalharam pela internet (assista ao vídeo abaixo) e o que parece uma brincadeira inofensiva pode até levar à morte.

A "brincadeira" consiste em prender a respiração do adolescente e pressionar o peito ao mesmo tempo. O resultado é falta de oxigênio no cérebro que “desliga” causando desmaio de alguns segundos. 

O desmaio é uma reação de defesa do organismo à falta de oxigênio no cérebro. Como o adolescente prende a respiração o estoque de oxigênio dura apenas alguns segundos, e o sangue não oxigenado atinge o cérebro. Sem oxigênio para os neurônios, a pessoa começa a perder as suas capacidades cognitivas, culminando na perda parcial ou total da consciência.

Consequências

A pessoa pode, ao se recuperar, ficar sem ou com sequelas que vão desde problemas de memória até problemas motores e alteração na fala. Mas as consequências podem ser muito mais graves, na queda podem ocorrer lesões pelo corpo e até traumatismo craniano. Se existir alguma pré-disposição, o adolescente pode sofrer uma parada cardíaca e a falta de oxigênio no cérebro pode deixar sequelas graves, para o resto da vida, em casos extremos pode levar até a morte.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp