24/11/2016 às 11h53min - Atualizada em 24/11/2016 às 11h53min

Goianos conquistam 56 medalhas nos Jogos Escolares

Do Goiás Agora
(Foto: Reprodução)

Atletas goianos que participaram dos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa (PB) desembarcaram em Goiânia nesta semana com 56 medalhas e o desejo de treinar mais para que o esporte estudantil goiano siga progredindo tecnicamente e continue conquistando grandes resultados. A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) encaminhou para a competição uma delegação de 136 atletas e 24 técnicos e oficiais.

Na última fase da competição, Goiás conquistou mais três pódios com destaque especial para a equipe de basquetebol feminino de Quirinópolis, que conquistou a medalha de ouro em uma partida contra a equipe de João Pessoa, anfitriã da competição.

O handebol e o voleibol masculino foram as outras equipes coletivas que conquistaram medalhas. Ambos ficaram com a medalha de bronze. Antes disso, Goiás já havia conquistado o ouro como melhor equipe de judô masculino, bronze como melhor equipe feminina e mais três medalhas na natação, sendo uma de prata e duas de bronze.

Para Maurício Roriz, superintendente de Desporto Educacional da Seduce e chefe da delegação de Goiás nos Jogos Escolares, os resultados positivos na competição são frutos do apoio, do investimento e do trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo por meio dos jogos estudantis realizados em Goiás. “A cada ano nossa competição interna cresce e percebemos o avanço técnico de nossos estudantes”.

A geração de 15 a 17 anos do esporte nacional participou em João Pessoa, por nove dias, dos Jogos Escolares da Juventude nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei no coletivo e outras nove modalidades individuais como atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. “Os 3.600 estudantes de todo o País viveram os seus próprios Jogos Olímpicos e, certamente levam na bagagem, além das disputas e conquistas, muitas histórias e aprendizados”, observou Roriz.

Novos talentos
De olho na inserção social através do esporte e na detecção de talentos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizador do evento, celebra mais uma edição bem-sucedida da maior competição esportiva escolar do País. Em comunicado, o COB afirmou que vários talentos começaram a despontar no cenário esportivo nacional e um número cada vez maior de jovens se inseriram socialmente através do esporte.

Organizadores afirmam ainda que apesar de não ser o objetivo principal da competição, a cada ano novos nomes saídos dos Jogos Escolares despontam para o esporte brasileiro. Um exemplo concreto da capacidade de identificação de talentos do evento são os 52 atletas com passagem pelos Jogos Escolares que estiveram entre os 465 atletas do Time Brasil no Rio 2016, levando-se em consideração apenas as modalidades disputadas nos JEJs, esse número representa aproximadamente 23% da delegação verde e amarela nos Jogos do Rio 2016.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio do Ministério do Esporte e Grupo Globo e patrocínio da Coca-Cola.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp