27/12/2016 às 09h32min - Atualizada em 27/12/2016 às 09h32min

Prestes a assumir cargo, Eric Silveira concede entrevista e fala sobre o futuro à frente da Prefeitura de Piranhas

Segundo Eric, sua gestão terá a dura missão de mudar uma cultura vivenciada pela velha politicagem onde tudo é objeto de barganha. Entrevista foi concedida ao site Ideal Notícias/Folha de Caiapônia.

Jotta Oliveira - em Piranhas
Tribuna Piranhense
(Foto: Arquivo/Tribuna Piranhense)

Eric de Melo Silveira (PP), prefeito eleito em Piranhas, com 51,94% da preferência do eleitorado em 2016, concedeu entrevista ao site Ideal Notícia/Folha de Caiapônia e falou sobre o mandato que assumirá a partir do dia 1º de janeiro de 2017.

Confira a entrevista na integra

Ideal Notícia/Folha de Caiapônia - O peso da responsabilidade de ser prefeito não assusta?

Eric - O ônus público assusta políticos que não prepararam para tal função ou desconhecem a realidade fática vivenciada pelos municípios brasileiros. Qualquer cargo ou função pública é árduo e difícil, porém não pode se abater com as dificuldades. O brasileiro, e eu me incluo nesse rol, é acostumado em meio as adversidades superar os desafios. Portanto, sei que teremos vários desafios, mas estamos preparados e bem cercados de pessoas capacitadas para uma gestão modelo.

Leia também:

Eric de Melo define nome para comandar a Secretaria de Controle Interno a partir de 2017

Prefeito de Piranhas à partir de 2017 já definiu nome para a Secretária de Saúde

Prefeitos, vices e 18 vereadores eleitos em Piranhas e Arenópolis são diplomados pela Justiça Eleitoral

Ideal Notícia/Folha de Caiapônia - Quais serão suas primeiras ações como prefeito?

Eric - As primeiras ações no nosso governo será equilibrar receitas e despesas. Assim, teremos que implantar uma reforma fazendária, com afinco de buscar medidas onde todas as receitas seja municipal, estadual e federal realmente se concretize. Outra medida é cortar gastos, melhorar o controle das compras governamentais e seu uso, otimizar a mão de obra e melhorar o atendimento ao público dos órgãos municipais.

Ideal Notícia/Folha de Caiapônia - Saúde e emprego têm sido apontados pela população como principais problemas, como pretende melhorar essas áreas?

Eric - A saúde no interior é o maior gargalo dos gestores, uma vez que a receita é baixa em relação a demanda, assim, a contratação de profissionais bem como equipamentos que vão dar qualidade no serviço na saúde pública ainda é muito alto o seu custo. Porém, temos buscado contratar profissionais com qualidade, com preço acessível, que realmente cumpra carga horária, trazendo assim uma melhor satisfação social. Ainda, temos buscado equipar toda rede pública de saúde com equipamentos novos para melhor precisão na busca de um tratamento melhor nos pacientes. Também, temos buscado parcerias na capital e cidades vizinhas, onde oferecemos o transporte e viabilizaremos o atendimento aos pacientes com profissionais especializados.

Quanto ao emprego, na verdade nosso município gera muitos empregos, porém, temos um problema no direcionamento da qualificação da mão de obra, uma vez que a maioria da mão de obra é buscado em outros municípios e até mesmo em outros estados. Portanto, vamos buscar redirecionar a demanda e oferta junto aos órgãos parceiros do estado e do município para qualificar mão de obra que será usada. Alguns desses parceiros são o ITEGO, SEBRAE, SENAI, SENAR e outros, além é claro, fomentar o ensino superior para que ofereça cursos que atendam nossas demandas.

 Ideal Notícia/Folha de Caiapônia - Como pretende dialogar com a oposição, os partidos que foram adversários na campanha?

Eric - O diálogo com a oposição será intenso, pois sabemos da importância de termos paz e bom relacionamento. Vamos ter agendas específicas com todos para que possamos apresentar um projeto de governo de interesse de nosso município, e sabemos que mesmo a oposição quer o melhor para os munícipes. Estou otimista pela aproximação que tenho feito e a receptividade que tenho encontrado dentre as lideranças da oposição. Nossa prioridade é sempre estabelecer a política republicana e de entendimento entre os gestores e a oposição. Precisamos nos unir naquilo que é bom para o interesse comum do município.

Ideal Notícia/Folha de Caiapônia - O que você espera do governador Marconi Perillo no seu mandato?

Eric - Esperamos do Governador Marconi Perillo o que ele sempre faz com os gestores municipais, é dar a oportunidade de fomentar o desenvolvimento sustentável local, colaborando com os órgãos estaduais instalados no município e que concretize as obras que darão sustentação ao desenvolvimento econômico e integrado do município. Ainda, contamos com seus conselhos e receptividade de sempre, quando solicitado em audiências com finalidades específicas.

 Ideal Notícia/Folha de Caiapônia - Como é a sua relação com os prefeitos das cidades vizinhas?

Eric - O relacionamento com os prefeitos da região é o melhor possível, sei que ainda tenho que servi-los melhor, dar mais abertura para que fomentamos projetos que atendam o desenvolvimento regional do oeste goiano. Ainda, posso dizer que tivemos uma renovação em toda região de novos gestores, e que estou muito otimista com relação a líderes que tem a humildade de trocar experiências, de ouvir e ser ouvidos, talvez essa seja uma era raríssima que Deus nos deu, de pessoas capazes e bem-intencionadas a fazer uma gestão técnica e participativa.

 Ideal Notícia/Folha de Caiapônia - Já definiu a sua equipe de governo?

 Eric - A equipe de governo está sendo definida ainda, nomearei preliminarmente as pastas que requer urgências devido o tipo de serviços, e as demais, serão nomeadas após o acontecimento do evento chamado semana do desenvolvimento que será realizado nos dias 16 a 20 de janeiro de 2017, onde as lideranças políticas e a sociedade organizada definirá as prioridades de nossa gestão e avalizará as nomeações aos cargos de confiança.

 Ideal Notícia/Folha de Caiapônia - Como está a transição de governo?

Eric - Quanto a transição de governo segue conforme os ditames legais, pontualmente, não tendo qualquer objeção. Assim, será concluída dentro do prazo legal e conforme a lei ordena.

Ideal Notícia/Folha de Caiapônia - Já está por dentro da situação financeira do município de Piranhas?

Eric - Como referido em outras perguntas, as finanças de todos os municípios brasileiros passam por situações críticas, porém o município de Piranhas Goiás está dentre os melhores do estado. Agora, podemos melhorar e muito nossas receitas e assim, aplicar em obras e serviços junto a população piranhense.

Ideal Notícia/Folha de Caiapônia - Suas considerações finais.

Eric - Sabemos que governar nunca foi uma tarefa fácil, pois quando se trata de política, os interesses particulares falam mais altos do que o comum. Assim, teremos a dura missão de mudar essa cultura vivenciada pela velha politicagem onde tudo é objeto de barganha, onde para ser aprovada um benefício em prol da coletividade tem que se cometer atos ilícitos. Portanto, temos que fazer uma gestão profissionalizada, de resultados positivos, com redução de gastos, otimizando os recursos constitucionalmente garantidos e a cada dia gerindo a máquina pública com criatividade, buscando resgatar a confiança do povo, aplicando bem os recursos sem fraudar o erário público. Então, temos que fiscalizar bem os servidores, sempre motivando-os, para dar eficiência nos serviços prestados. Ainda, quero a cada dia contar com a participação da população, trazendo a eles a corresponsabilidade. É preciso mostrar a realidade e dividir a conta em prol da igualdade e qualidade de vida dos munícipes. Que Deus abençoe o município de Piranhas Goiás.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp