Dois suspeitos de terem resgatarem presos da cadeia de Piranhas, no mês de abril foram presos em Barra do Garças MT, na divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso em uma ação da Polícia Civil, nesta terça-feira (13). Os suspeitos cometeram crimes em Mato Grosso e foram descobertos durante uma investigação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf). A dupla foi presa quando embarcavam em um ônibus com destino a Goiânia, na rodoviária de Barra do Garças.
No momento da prisão, Josenir Bezerra da Silva, de 27 anos, um dos acusados, que também é foragido da justiça de Goiás, portava uma pistola 380 e 26 munições. Josenir responde ainda por crimes de falsidade ideológica e tem um mandado de prisão em aberto por um crime cometido em Goiás em 2008. Já o outro acusado, Eduardo de Souza Melo, de 31 anos, não possui antecedentes criminais.
De acordo com a investigação da Policia, no mês de abril, os dois homens, portando uma metralhadora e pistola, invadiram a cadeia de Piranhas e resgataram os detentos Dionatt Araújo Gomes (ex-policial militar) e Jaciara da Silva Souza. Na época eles estavam encapuzados e renderam o carcereiro e fizeram o resgate.
O delegado responsável pelo caso, Wilyney Borges Santana, informou que a polícia recebeu a informação que os suspeitos estariam em Barra do Garças e, supostamente, cometendo crimes e, quando tentavam voltar para Goiás, foram presos sem oferecer resistência. Josenir e Eduardo são suspeitos de furtarem uma camionete e de envolvimento em um assalto em Araguaiana.
Após serem autuados, os dois criminosos foram transferidos para o Presídio de Piranhas, onde responderão pelo crime e permanecerão presos a disposição da justiça. De acordo com informações da Agência Prisional responsável pelo presídio, o resgate, realizado em abril, tinha como objetivo libertar apenas Jaciara, porém, o ex-policial Dionatt aproveitou a ação dos criminosos e fugiu junto com o grupo.
Entenda
Na manhã do dia 12 de abril, por volta das 6 horas da manhã, os suspeitos, agora presos, invadiram o presídio da cidade de Piranhas e libertaram os detentos: Dionatt Araújo Gomes, ex policial militar, e Jaciana da Silva Sousa, ambos presos pelo crime de tráfico de drogas.
Segundo informações da Polícia Militar, dois homens, encapuzados e armados, aproveitaram o momento da saída dos presos que cumprem pena no semi-aberto e renderam o carcereiro de plantão. Com a arma em punho, os dois homens, que ainda não foram identificados, ordenaram a abertura de todas as celas do presídio para que Dionatt e Jaciana saíssem e, logo em seguida, algemaram e prenderam o carcereiro em uma sala da unidade prisional e fugiram.