03/05/2017 às 11h31min - Atualizada em 03/05/2017 às 11h31min

Detran-GO passa a emitir CNH com QR-Code

De acordo com o Detran-Go, a mudança não acarretará em aumento no valor do documento para os usuários.

Do Goiás Agora
(Foto: Reprodução)

O Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) entregou, nesta terça-feira (2/05), a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR-Code. O novo modelo segue a Resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) que será exigida em todo o País. Em Goiás, a partir de agora, todas as carteiras emitidas no Estado estão de acordo com o novo modelo.qr-code

Segundo o Detran-GO, a mudança não irá onerar o Estado, nem acarretará em aumento no valor do documento para os usuários. Também não será necessária a substituição das antigas CNHs, que deverão ser trocadas apenas quando da renovação ou outra alteração como na categoria de direção do motorista, entre outras. Atualmente, o Detran-GO emite 50 mil CNHs por mês.

A carteira com o QR-Code deve zerar as falsificações, acredita o gerente de Habilitação do Detran-Go, Ricardo Rezende. Ele explica que isso será possível porque o código bidimensional irá conectar diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem necessidade de digitalizar informações.

Atualmente, o Detran-Go depara com casos de falsificação de CNHs, como clonagem do documento ou alteração de dados de carteiras furtadas ou perdidas, conta o gerente de Habilitação. O código é impresso no verso na parte inferior da CNH.  (foto ao lado)

“Se um comerciante suspeitar que a CNH apresentada como documento é falsa, ele poderá utilizar o sistema eletrônico para leitura do QR-Code disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e conferir todos os dados, inclusive foto, imediatamente”, exemplifica, Ricardo Rezende.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp