11/05/2017 às 11h17min - Atualizada em 11/05/2017 às 11h17min

Piranhas tem 'Dia D' de vacinação contra gripe neste sábado (13)

4 postos espalhados pela cidade irão participar de mutirão que será das 8h às 17h.

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)

O próximo sábado (13/05) será de vacinação em Piranhas. Com o chamado "Dia D", os 4 postos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) ficarão abertos das 8h às 17h. As doses são gratuitas para os grupos prioritários.

Leia também:

Portadores de doenças crônicas são o foco da campanha contra gripe até sexta (12)

Fazem parte desses grupos pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde, professores das redes pública e privada [deverão apresentar declaração da escola comprovando o exercício da profissão], povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, e funcionários do sistema prisional.

No caso dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com condições clínicas especiais, será necessária a apresentação de receituário médico prescrevendo a vacinação com a exposição do motivo da indicação da vacina.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações dos casos graves da doença. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da influenza.

Pontos de vacinação em Piranhas

ESF 1 – Setor Santa Luzia

ESF 2 – Setor Sudoeste

ESF 3 – Centro

ESF 4 – Setor Sul


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp