O próximo sábado (13/05) será de vacinação em Piranhas. Com o chamado "Dia D", os 4 postos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) ficarão abertos das 8h às 17h. As doses são gratuitas para os grupos prioritários.
Leia também: Portadores de doenças crônicas são o foco da campanha contra gripe até sexta (12) |
Fazem parte desses grupos pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde, professores das redes pública e privada [deverão apresentar declaração da escola comprovando o exercício da profissão], povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, e funcionários do sistema prisional.
No caso dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com condições clínicas especiais, será necessária a apresentação de receituário médico prescrevendo a vacinação com a exposição do motivo da indicação da vacina.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações dos casos graves da doença. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da influenza.
Pontos de vacinação em Piranhas
ESF 1 – Setor Santa Luzia
ESF 2 – Setor Sudoeste
ESF 3 – Centro
ESF 4 – Setor Sul