16/05/2014 às 16h58min - Atualizada em 16/05/2014 às 16h58min

Prefeitura de Piranhas faz homenagem aos garis do município

Jotta Oliveira - Do Tribuna Piranhense, em Piranhas
Da Redação

No dia 16 de maio é comemorado o Dia Nacional do Gari. Esse profissional, de suma importância na sociedade, faz com que o lixo não se acumule nas ruas, evitando a proliferação de doenças. Para lembrar esta data, neste ano, a Prefeitura de Piranhas, por meio do Departamento de Limpeza, fez uma programação especial, com atividades e palestras para os trabalhadores homenageados do dia. O evento incluiu café da manhã e confraternização entre os trabalhadores do setor de limpeza pública.

Os Garis são responsáveis pela limpeza pública, e desempenham atividades como: recolher o lixo das residenciais e edifícios comerciais, varrer as ruas, cuidar da capina da grama e eventualmente trabalhar no desentupimento de bocas-de-lobo e na desinfecção de ruas. Eles combatem ainda, de forma indireta, várias doenças que se desenvolvem com o acúmulo dos resíduos, como a dengue, por exemplo.

O prefeito André Ariza (PP) destacou a importância de valorizar os profissionais da área da limpeza publica e disse que “é justo e necessário valorizar esses profissionais que diariamente trabalham para que a cidade de Piranhas permaneça limpa". A todos os garis, parabéns pelo seu dia e o meu respeito pelo brilhante trabalho prestado”, disse.

Como colaborar com o trabalho do gari?

- Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes;

- Respeite os dias e horários de coleta antes de “colocar o lixo para fora”. Não deixe seu lixo na rua por mais tempo que o necessário;

- Embale seu lixo em sacolas, bem fechadas para evitar que elas se abram e espalhem o lixo na cidade. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças;

- Proteja o vidro e outros materiais cortantes (louças quebradas, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo na sacola. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando as luvas protetoras. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp