25/07/2017 às 18h43min - Atualizada em 25/07/2017 às 18h43min

Prefeito de Piranhas recebe a mais alta condecoração do Estado de Goiás

Eric de Melo Silveira (PP) recebeu a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. A honraria é outorgada a personalidades que se destacaram pelos serviços prestados ao Estado de Goiás.

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
Eric Silveira recebeu a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera das mãos do vice-governador José Eliton (Foto: Divulgação/ACPP)

O prefeito de Piranhas, Eric de Melo Silveira (PP), ao lado de ministros, governadores, embaixadores, presidentes de poderes, profissionais de diversas áreas, lideranças classistas, empresariais e religiosas e outros prefeitos, recebeu a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera – a mais alta condecoração do Estado de Goiás, outorgada a personalidades que se destacaram pelos serviços prestados ao Estado. A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (25/07), na cidade de Goiás, durante solenidade que integra as festividades em comemoração ao aniversário do município, que completa, nesta quarta-feira (26/07), 290 anos de fundação.

Eric Silveira foi agraciado com o grau Comendador. A honraria foi conferida pelo Grão-Mestre da Ordem do Mérito Anhanguera, governador Marconi Perillo (PSDB) e entregue pelo vice-governador José Eliton (PSDB).

Também receberam a comenda, a governadora de Roraima, Suely Campos (PP); os governadores de Alagoas, Renan Filho (PMDB); do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB); de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB); e do Piauí, Wellington Dias (PT); os ministros da Saúde, Ricardo Barros; da Casa Civil, Elizeu Padilha; e interino da Cultura, João Batista de Andrade; e a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois; os embaixadores da Alemanha, Georg Witschel; da Argentina, Carlos Alfredo Magariños; do Chile, Jaime Gazmure Mujica; do Paraguai, Manoel Maria Caceres Cardozo; do Sri Lanka, Jagath Jayasuriya; do Uruguai, Carlos Daniel Amorín Tenconi; do Vietnã, Do Ba Khoa; do Congo, Mutambo Bakafwa Nsenda (Representado por Jusciene Dias Schabbacha I Maria Andrea Caminha Fiuza); a ministra conselheira de Singapura, Chin Siew Fei; além de outras autoridades.

Os presidentes da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, deputado estadual José Vitti e o desembargador Gilberto Marques Filho, receberam a promoção de Grande Oficial para Grã Cruz.

O evento

O governador Marconi Perillo agradeceu emocionado à população da Cidade de Goiás pelo “carinho” e pela “imensa receptividade” com que o recebeu, pela 14ª vez, para a Instalação dos Três Poderes do Estado na solenidade que marcou a transferência da Capital. “Obrigado à população de Goiás, que sempre me recebeu com o pastelzinho, o bolo de arroz, o suco de cajazinho”, disse, com voz embargada, ao lembrar que esta é a última vez em que preside a solenidade durante seu quarto mandato.

Marconi instalou os Três Poderes e comandou a entrega da Ordem do Mérito Anhanguera. Com a entrega da Comenda, a transferência da capital teve caráter republicano e apartidário, segundo Perillo.

.O governador iniciou suas palavras dizendo que o Brasil e mundo abraçam a cidade de Goiás, no dia que ela completa 290 anos. “Parabéns ao povo de Vila Boa. O nosso profundo reconhecimento a tantas gerações de vilaboenses, que ao longo desses quase 300 anos, souberam manter vivas as nossas tradições”.

Marconi saudou cada uma das autoridades homenageadas, citando-as nominalmente, e, fez um agradecimento especial à prefeita Selma Bastos pelas parcerias com o governo do Estado. “É possível mudar o País se formos mais tolerantes e buscarmos mais objetivos comuns”, assinalou, destacando que em Goiás prevalece o “republicanismo”. “Se pensarmos assim vamos conseguir superar as crises moral, econômica, ética”.

O governador lembrou que Goiás é um dos 12 sítios arquitetônicos declarados Patrimônio Mundial pela Unesco. Também destacou que, conforme disse ontem a presidente do Iphan, de todos os sítios históricos do Brasil, Goiás é o mais especial deles. Marconi lembrou vultos da memória de Goiás – Cora Coralina, Goiandira Couto, Veiga Valle – para enfatizar a importância de Goiás para o Brasil e para o mundo. E se emocionou ao lembrar que a data de hoje é a mais emocionante das 14 transferências que participou, porque é a última na condição de governador de Estado.

Depois de entregar pessoalmente as comendas oficiais, com destaque para a Ordem do Mérito do Anhanguera Grã Cruz 2017, em solenidade do pátio do Largo do Mercado Municipal, Marconi homenageou os agraciados com um coquetel em frente ao Palácio Conde dos Arcos.

Veja mais imagens abaixo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp