23/08/2017 às 16h31min - Atualizada em 23/08/2017 às 16h31min

Vacinação contra a raiva em cães e gatos já está acontecendo em Piranhas

A vacinação está acontecendo na zona rural do município. Os animais da zona urbana serão vacinados a partir do dia 23 de setembro.

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)

A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos em Piranhas já está acontecendo. Desde a última segunda-feira (21/08), equipes de agentes de combate à endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS) estão visitando propriedades rurais do município e imunizando os animais.

A vacinação segue até o dia 31 de setembro e os animais da zona urbana serão imunizados a partir do dia 23 de setembro, data em que acontecerá o dia “D” nas unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e na Escola Municipal Gercina Teixeira.

Podem tomar a vacina cães e gatos a partir dos três meses de idade. Fêmeas prenhas devem ser avaliadas pelo profissional de saúde, já que é necessário medir o risco da vacinação devido ao estresse gerado ao animal.

Para facilitar a imunização, é importante que os cães sejam contidos com coleiras e guias, e os mais agressivos e maiores, com focinheiras. Já em relação aos gatos, é aconselhado que sejam levados em caixas para transporte ou enrolado em cobertores, para evitar que fujam ou arranhem.

É importante levar a carteira de vacinação do animal e que o transporte seja feito por adultos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp