27/05/2014 às 11h56min - Atualizada em 27/05/2014 às 11h56min

Bom Jardim de Goiás sedia 1º Encontro de Cooperativas do Território Médio Araguaia nesta quarta e quinta-feira

Por Jotta Oliveira - Do Tribuna Piranhense, em Piranhas
Da Redação

Está tudo pronto para o 1º Encontro de Cooperativas do Território Médio Araguaia, nos próximos dias 28 e 29 de maio, na Câmara Municipal de Bom Jardim de Goiás, que será uma atividade coordenada pelo Colegiado do Território juntamente com parceiros: Cooperjardim, Coomafir, Coopercoisas, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Emater, IBRACE, CECAF, prefeituras de Diorama, Caiapônia e Bom Jardim, Câmara Municipal de Bom Jardim. Quem quiser participar deve entrar em contato com um representante do Território no município ou falar com articuladora territorial, Silda Lorena (64) 9658-1382 ou (64)9306-1665. A inscrição é gratuita para o participante, já que o evento é patrocinado pelo governo federal, através de contrato com o Instituto Brasil Central (IBRACE).

A expectativa dos organizadores é reunir cooperativas e associações que estejam desenvolvendo ações de produção ou comercialização de forma coletiva. O 1º Encontro das Cooperativas da Agricultura Familiar do Território Médio Araguaia se propõe a debater os principais desafios do setor, a partir das políticas públicas disponíveis para impulsionar a agricultura familiar.  O momento é oportuno por que  reúne no mesmo espaço representantes de órgãos públicos da área e lideranças de cooperativas e associações que apresentam experiências exitosas. A programação desenvolvida durante o Encontro leva em consideração o que está ofertado em políticas públicas para o meio rural e os avanços que estas políticas tem provocado no Médio Araguaia.

Todas as mesas previstas na programação divulgada estão confirmadas:

A palestra de abertura “Agricultura Familiar: que negócio é esse?” será uma abordagem do Delegado do MDA em Goiás, Otacílio Alves Teixeira.  

Troca de experiências, sob coordenação da Secretária Executiva do IBRACE,  Maria Irene: participação das organizações presentes, relatando experiências.

À tarde ,  a temática “Gestão cooperativa responsável e empreendedora”, com Eder Francisco, consultor da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA;

Segundo dia:

“Políticas públicas estruturantes da Agricultura Familiar”:  Delegado do MDA em Goiás, Otacílio Alves Teixeira e Luiz Carlos do Nascimento, do Setor de Operações Comerciais da CONAB.

Ações do Colegiado Territorial do Médio Araguaia: Coordenação Territorial

“Organização produtiva da agricultura familiar no Médio Araguaia”: Glays Rodrigues Matos , Analista de Transferência de Tecnologia  da Embrapa, e José de Araújo, da Emater;

“Oportunidades e desafios do beneficiamento da produção familiar”, equipe da  COOPERAFI (Cooperativa de Agricultores Familiares de Itapuranga), com experiência em agroindústria de processamento de frutas que está comercializando com a prefeitura de Goiânia, dentro do PNAE(Programa Nacional de Alimentação Escolar);

“Oportunidades e desafios da Comercialização da produção familiar” (Luiz Soledade, Assessor de Negócios da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp