30/11/2017 às 20h17min - Atualizada em 30/11/2017 às 20h17min

Piranhas e outros 56 municípios goianos serão capacitados para operar o Cartão Reforma do Governo Federal

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)

O município de Piranhas e outros 56 do Estado de Goiás, cadastrados para operar o Cartão Reforma, foram selecionados para participarem de uma oficina de capacitação técnica ministrada pelo diretor do Departamento de Melhoria Habitacional do Ministério das Cidades, Álvaro Guimarães, com apoio da Agência Goiana de Habitação (Agehab). As atividades estão marcadas para começar às 9h desta sexta-feira (1º/12), no Hotel Plaza Inn Executive, em Goiânia.

A oficina contará com a participação dos prefeitos e técnicos dos municípios da área de habitação que vão trabalhar diretamente com o programa, envolvendo profissionais das áreas de construção civil e assistência social. Os técnicos dos municípios serão capacitados para cadastramento das famílias interessadas em receber o Cartão Reforma, contratação de assistência técnica, procedimentos operacionais de monitoramento de obras e prestação de contas.

Segundo a secretária municipal de administração e gestão de Piranhas, Kênia Fernanda de Sousa Franco, o prefeito Eric Silveira (PP) irá participar pessoalmente da capacitação. “O prefeito está em Brasília nesta quinta-feira (30/11), mas deve seguir direto para Goiânia com tempo hábil para participar da reunião”, contou Kênia.

O presidente da Agehab, Luiz Stival, destaca que o Cartão Reforma, um programa do Governo Federal, foi inspirado no modelo goiano do Cheque Reforma e é uma grande conquista para o combate ao déficit qualitativo de moradias. “Para Goiás, significa um reforço ao que o Governo de Goiás está fazendo com o Cheque Mais Moradia, modalidade Reforma. O benefício está sendo destinado agora com o Goiás na Frente 3º Setor para reforma de 10 mil moradias precárias, prioritariamente para famílias com portadores de necessidades especiais. Já atendemos milhares de famílias com reforma e melhorias habitacionais. Agora esse atendimento será ampliado com o Cartão Reforma”, frisa Stival.

Os municípios convocados para capacitação do Cartão Reforma são os seguintes: Acreúna; Itumbiara; Águas Lindas de Goiás; Jaraguá; Alvorada do Norte; Jataí; Anápolis; Morrinhos; Anicuns; Mozarlândia; Aparecida de Goiânia; Nova Crixás; Aragarças; Nova Veneza; Bela Vista de Goiás; Orizona; Bom Jesus; Piracanjuba; Bonfinópolis; Piranhas; Caiapônia; Pires do Rio; Campos Verdes; Planaltina; Carmo do Rio Verde; Pontalina; Catalão; Posse; Ceres; Sanclerlândia; Cidade Ocidental; Santa Helena de Goiás; Cocalzinho de Goiás; Santa Rita do Araguaia; Cristalina; Santo Antônio do Descoberto; Crixás; São Domingos; Doverlândia; São Francisco de Goiás; Firminópolis; São João D’Aliança; Formosa; São Luís de Montes Belos; Goianápolis; Senador Canedo; Goiânia; Simolândia; Goianira; Uruaçu; Goiás; Valparaíso de Goiás; Inhumas; e Vianópolis.

Cartão Reforma

O Cartão Reforma é um benefício do Governo Federal, que irá beneficiar famílias de baixa renda que precisam reformar suas casas.  O programa funciona na forma de liberação de dinheiro para compra de materiais, para que famílias carentes possam melhorar suas residências com relação à parte hidráulica, elétrica, rede de esgoto e ampliação e término de reformas que não foram acabadas.

O valor destinado será de até R$ 9.646,07 em forma de pagamento para o cidadão, não será empréstimo ou financiamento, ou seja, o beneficiário não precisa devolver o dinheiro posteriormente. Custos com mão de obra, aluguel de equipamentos e ferramentas são de responsabilidade da família beneficiada.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp