20/12/2017 às 11h35min - Atualizada em 20/12/2017 às 11h35min

Colégio Maria Eulália de Jesus Portilho será transformado em centro de ensino em período integral a partir de 2018

Alunos do Ensino Médio ficarão no colégio das 7h30 às 17h. O anúncio foi feito pela Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte nesta terça-feira (19).

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Juliana Oliveira/Tribuna Piranhense)

O Colégio Estadual Maria Eulália de Jesus Portilho, em Piranhas, será transformado em Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) a partir de 2018. De acordo com a Portaria nº 727, de 13 de junho de 2017, da Secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), os alunos da unidade passarão a permanecer no ambiente escolar das 7h30 às 17h, com café da manhã, almoço e lanche da tarde. A informação foi divulgada pela Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte de Piranhas, na tarde desta terça-feira (19/12).

A criação do CEPI Maria Eulália de Jesus Portilho integra um programa de fomento na modalidade em tempo integral, anunciado no segundo semestre do ano passado pelo Governo Federal. O projeto de alterar a carga horária mínima anual, como é proposto, está na Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio.

Com a mudança, o tempo integral será para os alunos e para a equipe docente, sendo assim, direção, coordenação, professores, auxiliares e outros servidores trabalharão em regime de exclusividade. Serão 9 aulas diárias de 50 minutos cada.

Seguindo a matriz curricular determinada pelo Ministério de Educação (MEC), o CEPI Maria Eulália de Jesus Portilho irá oferecer conteúdo dividido em dois núcleos – básico comum e diversificado.

No Núcleo Básico Comum, os estudantes terão aulas de: Língua Portuguesa; Arte; Educação Física; Língua Inglesa; Matemática; Física; Química; Biologia; História; Geografia; Filosofia e Sociologia. Já no Diversificado, as atividades irão incluir: prática de laboratório; avaliações semanais dos alunos; preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares; estudos orientados; estimulo para projetos para o futuro; debates sobre o protagonismo juvenil; estudo da língua espanhola e outras.

O Colégio Estadual Maria Eulália de Jesus Portilho atende, atualmente, cerca de 300 alunos e, conforme informou o diretor da unidade, Jarbas Alves de Oliveira, as matrículas já estão abertas e seguem até o dia 29 de dezembro. “As escolas de tempo integral participam do mesmo processo de matrícula informatizada das demais da rede estadual. Portanto, os interessados devem fazer a solicitação de vagas exclusivamente por meio eletrônico, no endereço www.matricula.go.gov.br. A matrícula pelo site é apenas para novos alunos que vem de outras redes de ensino, de outros Estados, para quem deixou de estudar há algum tempo ou que, por algum motivo, não renovou matrícula. Quem já está com a gente terá a renovação automática, caso queira permanecer”, explica Jarbas.

Para acessar o site da Matrícula Informatizada da Seduce, é preciso ter em mãos: nome completo do aluno; nome completo da mãe; nome completo do responsável; CPF do aluno ou responsável; data de nascimento; etapa, ano e turno desejados; três (3) opções de escolas; telefone para contato; e-mail; CEP e endereço do aluno. Após finalizar o cadastro, o usuário deverá guardar o Comprovante de Solicitação de Matrícula.

Alunos da zona rural e/ou que trabalhem durante o dia

Não são raros os casos de alunos do Ensino Médio que estudam em um determinado período e trabalham em outro.  Outra situação é a dos jovens que residem na zona rural de Piranhas, que viajam dezenas de quilômetros todos os dias para estudar. Nas duas circunstâncias há uma falta de compatibilidade de horários, pois, de segunda à sexta-feira, serão exigidas nove horas e meia de presença na escola.

O Tribuna Piranhense conversou com a coordenadora regional de Educação, Eurides Maria Rosa Naves, que afirmou que nenhum aluno no Ensino Médio ficará sem vagas em 2018. “Aqueles que, comprovadamente, trabalhem ou que vivam na zona rural e não consigam se adequar as mudanças de horário no Colégio Maria Eulália, terão a opção de se matricular na Escola Estadual Francisco Magalhães Seixas, que disponibilizará o Ensino Médio nos períodos vespertino e noturno”, esclarece Eurides.

Para se tornar um Centro de Ensino em Período Integral, o Colégio Estadual Maria Eulália de Jesus Portilho passará por reformas, com pintura, criação de um refeitório e outras adequações. Ainda não há uma data definida para os início das aulas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento Tribuna Piranhense
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp