22/12/2017 às 11h56min - Atualizada em 22/12/2017 às 11h56min

Consumidores podem solicitar cálculo de dívidas pelo Procon Web

Do Goiás Agora
(Foto: Reprodução)

Nesta época do ano, as empresas em geral estão mais abertas à negociação de dívidas para que os consumidores possam recuperar o crédito no comércio e, para terem êxito, costumam oferecer descontos significativos sobre juros e multas.

Para saber se as condições são mesmo favoráveis ao bolso dos consumidores endividados ou se tratam de falsos descontos, o Procon Goiás esclarece que oferece o serviço de elaboração de cálculos, por meio do Procon Web, uma plataforma disponível no endereço eletrônico: proconweb.ssp.go.gov.br

Esse é um benefício prestado ao consumidor, que tem maior comodidade, já que não precisa se deslocar até a sede do órgão ou ir até uma das agências do Vapt Vupt, podendo requerer o serviço – disponível desde fevereiro de 2016 – sem sair de casa.

Assim que finalizados, os cálculos são enviados para o solicitante por e-mail num prazo de 2 a 5 dias. Se o consumidor desejar, poderá ter acesso ao documento original na sede do Procon Goiás.

Intermediação
Com o cálculo em mãos, ele terá acesso ao valor real de sua dívida e poderá avaliar as vantagens das propostas oferecidas pelas empresas. Essa intermediação do Procon Goiás é importante, sobretudo nos casos em que o débito é antigo, e as empresas podem, de má fé, acabar aumentando o valor principal da dívida, induzindo os consumidores ao erro.

Alto índice de acordos
Por isso, o órgão orienta que o consumidor só faça o acordo caso saiba avaliar realmente se as condições da oferta são boas pro bolso do devedor. Como resultado do trabalho de intermediação, o Procon Goiás geralmente obtém índice superior a 80% de êxito nas negociações e conseqüente realização de acordos com os credores para a quitação das dívidas.

Vale lembrar que, apesar de ocorrer a prescrição do débito no prazo de cinco anos e a retirada da inscrição do nome do devedor dos órgãos de proteção ao crédito, o registro ainda consta internamente no cadastro da instituição.  Por isso, também vale procurar o Procon para solucionar a pendência.

Nos casos relativos à revisional de empréstimo/financiamento, pode-se utilizar os cálculos para propor uma ação junto ao Poder Judiciário. Para cada tipo de cálculo, o consumidor deverá anexar a documentação relacionada. Com a plataforma Procon Web, também é possível realizar denúncias, fazer reclamações, solicitar o bloqueio do telemarketing ou tirar dúvidas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp