09/02/2018 às 15h20min - Atualizada em 09/02/2018 às 15h20min

Casa do Empreendedor é inaugurada pela Prefeitura de Piranhas

Local é um espaço que integra os serviços oferecidos pelo Banco do Povo, Goiás Fomento e Sebrae. Inauguração foi realizada na manhã desta sexta-feira (9).

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Juliana Oliveira/Tribuna Piranhense)

Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira (9/02), em Piranhas, a Casa do Empreendedor, um local que passará a fazer a integração dos serviços oferecidos pelo Banco do Povo, Goiás Fomento e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Goiás. A iniciativa da criação da estrutura montada no prédio do antigo museu localizado na Praça Joaquim Teodoro (Praça da Pedra), no Setor Sul, surgiu de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo de Goiás, visando o incentivo aos negócios dos micro e pequenos empreendedores locais.

O evento de inauguração foi conduzido pelo prefeito Eric Silveira (Progressistas) e contou com a presença: do presidente da Câmara Municipal de Piranhas, vereador Uerlei Neves (Progressistas); dos vereadores João Leones (PTB) e Jhonatan Apolinário (PPS); da diretora do Itego de Piranhas, Maria Lucia Ariza Naves; do presidente do Sindicato Rural de Piranhas, Antônio Carlos Vilela; do presidente da Cooperativa Mista do Vale do Rio Piranhas (Comvapi), Ismael Mariano; do gerente da agência da Caixa Econômica Federal de Piranhas, Welington Teixeira Cintra; dos representantes do Sebrae Goiás, Sérgio Carvalho e Ieso Gomes; e da representante do Goiás Fomento, Ângela Rodrigues. Também prestigiaram o ato, secretários municipais e outros membros da administração.

Segundo o prefeito Eric Silveira, o modelo da Casa do Empreendedor vem sendo pensado desde 2017, quando a Prefeitura de Piranhas começou a buscar um local para a implantação. Até então, as unidades do Banco do Povo e do Goiás Fomento estavam instaladas no Centro de Atendimento Ao Cidadão, enquanto as atividades do Sebrae Goiás eram realizadas na sede da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Piranhas.

“Esse modelo existe em poucos municípios do Estado. Talvez, dois ou três tenham algo parecido com a nossa Casa do Empreendedor. Isso vai trazer recursos para o nosso município”, destacou Eric Silveira.

O prefeito de Piranhas disse ainda que a integração dos serviços direcionados ao empreendedorismo irá ajudar a evitar o fracasso dos pequenos negócios. “Em diversos casos, o empresário monta a empresa, consegue crédito, mas não sabe como gerir. Mas em Piranhas não vai ser assim, pois termos as linhas de crédito do Banco do Povo e Goiás Fomento, e terá o Sebrae para orientar a todos na hora de investir os recursos, gerando empregos e gerando renda”, comentou.

Finalizando sua fala, Eric anunciou Silas Messias do Nascimento como coordenador do Banco do Povo e do Goiás Fomento. “Ele já está devidamente treinado e, segundo ele, já existe, no mínimo, 150 interessados nas linhas de crédito oferecidas”, revelou o prefeito, que também apresentou Silvane Dourado de Souza como agente de crédito do Banco do Povo e Leandro Nascimento dos Santos como atendente e mobilizador do Sebrae.

 Em entrevista ao Tribuna Piranhense, o coordenador Silas Messias explicou que a Casa do Empreendedor pretende promover mecanismos para dar as condições necessárias para o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios. “Queremos localizar, informar, legalizar e dar uma linha de crédito para o empreendedor que ainda vive na informalidade, o ajudando, assim, a prosperar. E não é só isso, os negócios que já existem, com CNPJ e toda formalização concluída, também terão serviços disponíveis e recursos provenientes do Banco do Povo e do Goiás Fomento. Em um único ambiente, agora é possível conseguir orientação sobre financiamentos, ter acesso à capacitação e gestão empresarial, entre outros benefícios”, esclareceu.

Na Casa do Empreendedor foi criada a Sala do Empreendedor, um serviço gerido pelo Sebrae Goiás, que irá estimular a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de pequeno porte, através de cursos e treinamentos, consultorias e orientação direta ao empresário.

“A Sala do Empreendedor foi criada para disponibilizar um canal rico em informações, onde vai ser possível conduzir os processos de formalização das futuras empresas e prestar consultorias. Além disso, serão providas palestras, oficinas, cursos e, inclusive, já existe uma agenda programada até junho deste ano que, em breve, iremos divulgar. Essa é uma conquista que irá beneficiar a economia local”, ressaltou Leandro Nascimento.

Para Sérgio Carvalho, a Casa do Empreendedor vem para reforçar a parceria que já existe entre o Sebrae Goiás e o Governo Municipal de Piranhas. “Estamos saindo de uma Agência Sebrae e evoluindo, nos tornando ainda mais parceiros. É importante ressaltar o trabalho que é feito aqui. Piranhas é um dos municípios mais atuantes na parceria conosco junto ao empreendedor”, disse.

Ao falar sobre o programa Goiás Fomento, Ângela Rodrigues considerou que está sendo criada uma importante “ponte” entre as empresas piranhenses e as possibilidades de crédito oferecidas. “Estamos chegando com uma taxa muito boa e eu tenho certeza que os empresários vão se interessar. E quem estiver interessado é só procurar o Silas na Casa do Empreendedor”, expôs.

Autoridades comemoram a abertura da Casa do Empreendedor

O vereador Uerlei Neves discursou durante a solenidade e parabenizou o prefeito Eric Silveira pela iniciativa. “Quero parabenizar o prefeito por mais uma conquista. A Câmara Municipal de Piranhas é parceira da administração municipal e está pronta para acolher e votar os projetos em prol do nosso município”, afirmou.

O vereador João Leones comemorou a nova parceria do Estado com o Poder Executivo piranhense. “Estamos felizes. É mais uma conquista. É mais um trabalho prestado para nossa comunidade”, declarou.

O parlamentar Jhonatan Apolinário disse acreditar que a Casa do Empreendedor irá se tornar uma referência regional. “Quero parabenizar o prefeito. A população só tem a ganhar”, pontuou.  

O prefeito Eric Silveira deu fim ao evento com uma visita às salas da Casa do Empreendedor, acompanhado das demais autoridades e de parte do público presente. As atividades na unidade já foram iniciadas e o atendimento é de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Veja mais fotos na galeria abaixo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp