16/03/2018 às 10h37min - Atualizada em 16/03/2018 às 10h37min

OVG implanta o Programa Meninas de Luz em Piranhas

Um evento de lançamento foi realizado na última quarta-feira (14). Segundo a OVG, o programa visa assegurar às gestantes, de até 21 anos, direitos fundamentais e uma perspectiva de inclusão social.

Tribuna Piranhense - com informações do Setor de Comunicação da OVG
Jotta Oliveira
A secretária de administração e gestão, Kênia Fernanda, e a coordenadora do Meninas de Luz, Malba Parreira participaram do lançamento (Foto: Divulgação/DCPP)

O município de Piranhas foi contemplado com o Programa Meninas de Luz da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A iniciativa atende adolescentes e jovens gestantes e funcionará na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A inauguração ocorreu na última quarta-feira (14/03), com a presença da coordenadora do programa, Malba Parreira, das secretárias municipais: Kênia Fernanda (Administração e Gestão), Aládia Cardoso (Desenvolvimento Social), e Neusa Porto (Saúde).

Em todos os municípios em que é implantado, a OVG faz o treinamento prévio dos técnicos designados pela prefeitura e realiza o monitoramento e assessoramento do serviço após sua entrada em funcionamento, além de doar kits de enxovais para bebês. O município também é responsável pelo local onde ocorrerá o atendimento. Segundo Malba Parreira, cerca de 15 gestantes já foram triadas por assistentes sociais para participar inicialmente do programa em Piranhas.

Consolidado na capital, o Meninas de Luz está em expansão pelo interior do Estado. Piranhas é o sexto município a receber a iniciativa, que já foi implantada também em Alto Paraíso, Orizona, Porangatu, Pirenópolis e Cavalcante. O programa visa assegurar às gestantes, de até 21 anos, direitos fundamentais e uma perspectiva de inclusão social. Por meio dele, uma equipe multiprofissional trabalha temas relacionados à educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê e direitos do cidadão. Após o nascimento, mãe e filho continuam recebendo apoio por um ano.

O Programa Meninas de Luz chega a Piranhas 5 meses depois da assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a OVG, que ocorreu durante a 100ª edição do Ação Cidadã, realizada no Município em outubro do ano passado.

Veja mais fotos na galeria abaixo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp