26/05/2018 às 10h48min - Atualizada em 26/05/2018 às 10h48min

Curso promovido pela SED e Prefeitura de Piranhas abre possibilidade de financiamento para negócios de micro e pequenos empreendedores

46 empresários receberão o certificado do curso Plano de Negócios Para Empreendedores e poderão pleitear financiamentos junto ao Goiás Fomento. Curso foi concluído nesta sexta-feira (25).

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
Curso foi ministrado pela consultora do Sebrae Goiás, Sonia Couto (Foto: Juliana Oliveira/Tribuna Piranhense)

A Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED), em uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae Goiás) e Prefeitura de Piranhas, concluiu, na noite desta sexta-feira (25/05), a capacitação de 46 empresários, através do curso Plano de Negócios Para Empreendedores (PNE). As aulas começaram na última quarta-feira (23/05) e foram ministradas na Casa do Empreendedor.

O curso PNE foi oferecido gratuitamente e, de acordo com a coordenadora do Sebrae Goiás, Sonia Couto, é uma capacitação obrigatória para empreendedores individuais e empresários em geral que pretendem pleitear os financiamentos do Crédito Produtivo do Goiás Fomento.

“Os três dias de capacitação foram importantes para apresentar técnicas de planejamento empresarial e de mercado, que servirão de apoio na gestão dos empreendimentos dos participantes e, ainda, abrirão as portas para a busca de investimentos nesse momento difícil que o país vive. Falamos sobre empreendedorismo, sobre a importância da liderança dentro das empresas, a importância dos estudos do mercado que cada um quer atingir e finalizamos com as questões de controle financeiro”, relata Sonia Couto, que conduziu as aulas do PNE em Piranhas.



Para Silas Messias, coordenador do Goiás Fomento em Piranhas, o número de inscritos no curso Plano de Negócios Para Empreendedores superou as expectativas iniciais. “Quero dizer que a adesão ao curso superou as nossas previsões. Havíamos projetado uma turma de, no máximo, 30 alunos e esse número foi superado em mais de 50%. O conteúdo trazido pelo Sebrae, além de gerar a possiblidade dos participantes conseguirem financiamentos junto ao Goiás fomento, trouxe algo de fundamental importância: o conhecimento para que os negócios sejam bem sucedidos”, ressalta Silas.

Oriundo do programa Produzir, a certificação do curso Plano de Negócios Para Empreendedores qualifica o empresário para o financiamento de valores de até R$ 30 mil, através do agente financeiro Goiás Fomento, a juros subsidiados pelo Governo do Estado de 0,50% ao mês, que totalizam 6% ao ano.

“É bom lembrar que o certificado [do curso] não dá direito automático ao Crédito Produtivo e que ainda existem algumas etapas para serem cumpridas. Concluída esta ação de hoje, os interessados precisam nos procurar na Casa do Empreendedor de Piranhas, onde passaremos uma relação de documentos necessários, um plano de negócios e uma proposta de negócios que deve ser preenchida junto ao contador de confiança de cada um. Feito isso, a papelada será enviada para o Goiás Fomento, que analisará cada caso e aprovará ou não”, explica Silas Messias.

A empresária do ramo de confecções, Devaldi Golveia de Araújo, participou de todos os dias de capacitação na Casa do Empreendedor e afirmou que foram trazidas informações de grande valia para o momento atual da economia. “Foi um grande aprendizado e eu acho que vai valer muito, principalmente devido à fase de dificuldade que a maioria das empresas vive. Aprendi muito e pretendo aplicar parte do conteúdo em meu negócio”, declarou Devaldi.

Nilton Reis é um empresário de Iporá, recém chegado do Canadá, que está iniciando um empreendimento no ramo da energia solar e se inscreveu para a capacitação do PNE em busca de conhecimento e de recursos. “O curso foi bastante proveitoso e apresentou muita coisa nova para mim que estava fora do Brasil há 22 anos. Para quem estava querendo ampliar os seus conhecimentos e poder buscar formas de investimentos para seus projetos, como eu, esses três dias foram mais que proveitosos”, disse Nilton.

O prefeito Eric Silveira (Progressistas) prestigiou o encerramento do curso Plano de Negócios Para Empreendedores na Casa do Empreendedor e declarou que o objetivo buscado pela Prefeitura de Piranhas ao firmar parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e com o Sebrae Goiás para esta ação, foi impedir que os micro e pequenos negócios locais se encerrem precocemente por falta de capacidade administrativa e/ou de investimentos.

“Os micro e pequenos empreendedores, que são maioria atualmente em nossa economia, começam suas atividades e, as vezes, por falta de orientação e/ou de recursos para investir, não conseguem tocar os projetos adiante. Com esse curso que está sendo finalizado hoje e com as linhas de crédito que podem ser liberadas para os participantes que serão certificados, Piranhas poderá ter mais geração de emprego, de renda e de outros benefícios que chegarão a todo o Município. Com serviços bem prestados e com empresas bem geridas, certamente teremos uma melhora na arrecadação municipal que tornará possível trazer cada vez mais benfeitorias para a população”, comentou Eric.





Veja mais fotos na galeria abaixo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp