17/09/2018 às 18h00min - Atualizada em 17/09/2018 às 18h00min

Sistema Faeg/Senar e Prefeitura de Piranhas realizarão programa com atendimentos gratuitos de saúde

Programa Campo Saúde Itinerante acontece na última semana deste mês, com exames preventivos de câncer de próstata, útero e mama, dentre outros procedimentos

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução/Ilustrativa)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em parceria com a Prefeitura de Piranhas, vão realizar o programa Campo Saúde Itinerante. O evento, que trará atendimentos de saúde gratuitos, acontece no próximo dia 25 de setembro, a partir das 8h da manhã, em frente à sede do Sindicato Rural de Piranhas, localizada na Rua Presidente Getúlio Vargas, no Setor Aeroporto.

O Campo Saúde Itinerante, criado pelo sistema Faeg/Senar, atenderá moradores das zonas urbana e rural. Serão oferecidos exames com médico clínico geral e cardiologista. Entre os procedimentos disponibilizados, estarão: PSA (Antígeno Prostático Específico), que detecta a existência de câncer de próstata; Papanicolau (exame do colo uterino); teste rápido para HIV e Sífilis; ultrassonografia das mamas para mulheres a partir de 35 anos; teste de glicemia; aferição de pressão; calculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientação nutricional.

A organização do Campo Saúde Itinerante está orientando homens e mulheres quanto aos cuidados que devem ser tomados antes de passar pelos respectivos exames.

Em relação ao Papanicolau, é recomendado que as mulheres evitem relações sexuais e o uso de duchas e medicamentos vaginais no período de 48 horas antes do exame. Além disso, o procedimento não deve ser feito durante a menstruação.

Os homens que serão submetidos à aferição do PSA não devem se alimentar nas quatro horas anteriores ao exame e também precisam se abster do sexo, não usar supositório e/ou praticar esforços físicos como, por exemplo, levantar objetos com grande peso, andar a cavalo, de motocicleta e/ou de bicicleta.

As pré-inscrições para o Campo Saúde Itinerante em Piranhas aconteceram entre os dias 17 e 21 de setembro, porém, segundo o Sindicato Rural, quem não conseguiu compacerer poderá ser atendido no dia do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (64) 3665-1596.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp