27/11/2018 às 11h50min - Atualizada em 27/11/2018 às 11h50min

Secretaria Municipal da Saúde de Piranhas realizará exames para prevenir câncer de próstata e distúrbios da tireoide

Ação acontece em parceria com o Laborclin e o Laboratório Álvaro. Coleta está marcada para o próximo sábado (1º)

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Piranhas, através da Secretaria Municipal da Saúde, irá realizar exames de PSA (Prova do Antígeno Prostático), que detecta sintomas que sugerem problemas na próstata e previne o câncer em homens, e de TSH – sigla em inglês para hormônio estimulante da tireoide –, que avalia distúrbios da tireoide. O Laborclin e o Laboratório Álvaro também participam da ação e iniciarão a coleta a partir das 7h do próximo sábado (1º/12), na Escola Municipal Militarizada Gercina Teixeira, localizada na Avenida JK, no Setor Sudoeste.

O exame de PSA é feito por meio de coleta de sangue e terá um custo de R$15. O procedimento é recomendado para homens a partir de 40 anos ou que tenham histórico de câncer na família. É preciso que o paciente não se alimente nas quatro horas anteriores e que se abstenha do sexo nos 4 dias que antecederem o exame. Outra recomendação é não usar supositório e/ou praticar esforços físicos como, por exemplo, levantar objetos com grande peso, andar a cavalo, de motocicleta e/ou de bicicleta.

O TSH custará R$20 e pode ser realizado por homens e mulheres. Neste caso, não são necessários cuidados especiais.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp