14/12/2018 às 11h52min - Atualizada em 14/12/2018 às 11h52min

Justiça determina que donos de carros com mais de dez anos de uso voltem a pagar IPVA em Goiás

Prazo anterior era de 15 anos. Pedido foi feito pela Prefeitura de Goiânia, que alegou ter perda de R$ 56 milhões em arrecadação se situação permanecesse como estava

Do G1 Goiás
(Foto: Reprodução)
 A Justiça determinou que donos de carros com mais de dez anos sejam obrigados, novamente, a pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O expediente era usado desde o início desse ano, quando uma lei estadual alterou o prazo de isenção do tributo para veículos com 15 anos.

A ação foi proposta pela Prefeitura de Goiânia, alegando que, com a lei 19.999/2018, que fora aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deixaria de arrecadar ao menos R$ 56 milhões, equivalentes aos 50% do montante total ao qual o município tem direito com o imposto.

O pedido foi relatado pelo desembargador Carlos Alberto França, que teve seu voto acompanhado, por unanimidade, pelos integrantes da Corte.

A administração municipal destacou ainda que o texto que alterou a idade do veículo que demanda o pagamento o imposto é inconstitucional.

O artigo que versa sobre a questão foi incluído na lei que trata da concessão das rodovias estaduais, a qual tem relação distinta com o real teor do texto.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp