06/03/2019 às 20h19min - Atualizada em 06/03/2019 às 20h19min

Em períodos com muita chuva, população deve intensificar cuidados para minimizar riscos de Dengue, Zika e Chikungunya

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)
Com as constantes chuvas dos últimos dias, a população deve ficar atenta aos recipientes que acumulam água e servem como criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Ao chegar em casa, é importante que os moradores façam um pente fino em suas dependências, observando copos, pneus, vasos, caixas d’águas ou qualquer outro objeto que possa acumular água e propiciar a reprodução do mosquito que, além da dengue, também é responsável pela transmissão de Zika e Chikungunya.
 
Para o coordenador geral de ações estratégicas em Dengue da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Murilo do Carmo, esse é um momento de atenção aos sinais e sintomas que possam aparecer para qualquer uma dessas doenças. “O carnaval passou e os cuidados devem continuar. Febre, dores de cabeça e no corpo são sintomas comuns para essas três doenças. Ao perceber qualquer indício, é importante que procure uma unidade de saúde”, ressalta.
 
Quatro sorotipos
 
No Brasil há registro de casos de quatro sorotipos da Dengue. Em Goiás, o mais comum é o de tipo 2. O coordenador lembra que existe a possibilidade de o viajante ser contaminado por outros tipos de vírus nas outras regiões do País e, ao retornar, trazê-los consigo, ocasionando na circulação do sorotipo no Estado. “É importante ficar atento para a possível circulação de um outro tipo de vírus em Goiás”, afirma.
 
Além das ações desenvolvidas pela SES-GO em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as prefeituras de todo o Estado, é importante que a população goiana faça sua parte.
 
Veja algumas dicas dos cuidados individuais que devem ser tomados em cada residência:
 
Coloque areia nos vasos de plantas
 
Tenha cuidados com o lixo doméstico, descartando-o em local apropriado
 
Limpe as calhas
 
Piscinas e aquários devem ser limpos e higienizados com cautela
 
Mantenha pneus em local coberto e longe de água
 
Deixe latas e garrafas de cabeça para baixo, evitando o possível acumulo de água
 
Mantenha o quintal limpo
 
Caixas d’água devem estar sempre cobertas.
 
*Com informações do setor de comunicação setorial da Secretaria da Saúde de Goiás

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp