08/04/2019 às 19h13min - Atualizada em 08/04/2019 às 19h13min

Secretaria Municipal da Saúde de Piranhas inicia vacinação contra a gripe na quarta-feira (10)

Campanha começa imunizando crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
ESF 4, no Setor Sul, será um dos pontos da vacinação (Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense)

A Secretaria Municipal da Saúde de Piranhas inicia, na próxima quarta-feira (10/04), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe que, na mesma data, começa também em todo o País. Como nos anos anteriores, foram determinados grupos prioritários para serem imunizados e que foram escolhidos seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e respaldados pelo Ministério da Saúde, por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe.

Devem receber a vacina contra a gripe: pessoas a partir de 60 anos; crianças com idade entre 6 meses até 5 anos; trabalhadores da Saúde; professores das redes pública e privada; grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas, Síndrome de Down e outras trissomias; detentos, adolescentes e jovens internados em medidas socioeducativas; além de funcionários do sistema prisional.

Em Piranhas, todas as unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) realização a imunização de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h30, exceto nos feriados (veja lista com os locais de vacinação abaixo).

A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação. Os primeiros a serem vacinados (veja o cronograma completo abaixo) serão as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas.

O Dia D da Campanha em 2019 acontece em 4 de maio (sábado), quando todas as pessoas dos grupos de risco poderão procurar um dos postos para se imunizar.

Pontos de vacinação em Piranhas

ESF 1 – Setor Santa Luzia

ESF 2 – Setor Sudoeste

ESF 3 – Centro

ESF 4 – Setor Sul

Cronograma de aplicação da vacina

De 10 à 18 de abril – gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos;

De 22 à 26 de abril – trabalhadores da Saúde;

De 29 de abril á 3 de maio – pessoas com 60 anos ou mais;

4 de maio – Dia D

De 6 à 10 de maio – portadores de doenças crônicas, Síndrome de Down e outras trissomias;

De 13 à 17 de maio – professores;

De 20 à 31 de maio – todo o grupo prioritário, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp