19/07/2014 às 12h14min - Atualizada em 19/07/2014 às 12h14min

DETRAN-GO começa a sinalizar ruas e avenidas de Piranhas

Jotta Oliveira - Piranhas
Tribuna Piranhense
Trabalho começou na Av. Brasil Central, na saída para Bom Jardim de Goiás

Quem anda pelas ruas de Piranhas, já percebe as mudanças na sinalização de trânsito da cidade. Está sendo realizado, desde à tarde da ultima sexta-feira (18/07), o trabalho de sinalização vertical e horizontal das ruas e avenidas do município piranhense. As benfeitorias são resultado de uma parceria do Governo de Goiás, através do DETRAN, com o Governo Municipal de Piranhas.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização é uma atribuição do município, que arrecada com as multas de trânsito, porém, em um município pequeno, como Piranhas, não existe capacidade econômica para investir na sinalização.  Portanto, de acordo com o prefeito André Ariza (PP), buscar o Goiás sinalizado para o município, é uma forma de dar mais segurança ao transito do município sem ter que fazer um grande investimento que, no momento, não seria possível sem parceria. “O Goiás Sinalizado é uma ação de engenharia que deverá criar uma nova cultura no transito da cidade. Como é que você vai cobrar dos condutores de veículos e mesmo dos pedestres que obedeçam às leis, se não tem sinalização? Quem tem que parar nessa via, qual a velocidade adequada? Qual o sentido da via? Enfim, a população agora terá uma informação adequada de como circular seguramente e com cidadania no trânsito”, explicou. Ainda, de acordo com André Ariza, não só a sinalização básica será feita, mas, também, o Goiás Sinalizado estará intervindo em um tipo de sinalização que mude a cultura, como faixa de pedestres e, prioritariamente, estará criando a cultura do respeito à faixa.

De acordo com o vereador Sebastião Junior, um dos que buscou a sinalização de transito para Piranhas, esta é a primeira vez que o município recebe um trabalho dessa magnitude. “Eu, juntamente com o vereador Urlei (Lei) e o, na época, vice-prefeito André, pleiteamos o programa Goiás sinalizado ainda em 2013. Agora vemos o resultado, pois serão diversas placas de advertência e de sinalização de solo implantadas em diversas vias públicas urbanas, o que deve cobrir cerca de 80% do município. A partir de agora os cidadãos poderão dirigir pelas ruas na cidade sem se preocupar. A nova sinalização oferece um trânsito mais seguro e organizado, evitando acidentes e preservando vidas”, ressaltou.

A sinalização foi iniciada em frente à um posto de combustíveis, na saída para a cidade de Bom Jardim de Goiás e deve segui r por toda à Av. Brasil Central e, posteriormente, ir para todos os bairros da cidade. A Operação Tapa Buracos acompanhará as equipes do DETRAN, tapando os buracos, onde for necessário, antes da colocação da sinalização.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp