21/07/2014 às 00h00min - Atualizada em 21/07/2014 às 00h00min

Marconi aumenta vantagem sobre Iris e lidera todos os cenários de 2º turno

Tucano está 12 pontos percentuais à frente de peemedebista, com 46% dos votos válidos, diante de 34% do candidato oposicionista.

Helton Lenine, do Diário da Manhã - Goiânia

O governador Marconi Perillo amplia a vantagem na disputa para o governo de Goiás e lidera com ampla vantagem sobre os adversários, mostra a última rodada da pesquisa Fortiori/Jornal Opção, a primeira realizada após o início da campanha eleitoral. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 11 e 15 de julho, Marconi tem 46% dos votos válidos, 12 pontos percentuais à frente do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que aparece com 34%. O tucano também lidera todas as simulações de 2º turno.

Na comparação com a pesquisa anterior realizada pelo Instituto Fortiori, Marconi cresceu dois pontos percentuais e Iris recuou dois. Assim, a dianteira do tucano, que era de oito pontos, se ampliou para 12 pontos percentuais no cômputo dos votos válidos. O Fortiori entrevistou 800 eleitores em 71 municípios goianos. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato do PSB, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso, e o governadoriável do PT, o ex-prefeito de Anápolis Antonio Gomide, aparecem empatados na terceira posição, com 9% e 8% dos votos válidos, respectivamente. Ambos perderam terreno na disputa eleitoral na comparação com a rodada anterior da pesquisa. Vanderlan encolheu dois pontos e Gomide, um ponto. O candidato do PSol, Wesley Garcia, tem 1,5% das intenções. Marta Jane (PCB) aparece com 1% e Alexandre Magalhães (PSDC) tem 0,5% das intenções de votos válidos.

VOTOS TOTAIS

Em votos totais, Marconi tem 38% das intenções e Iris aparece com 28%. Na comparação entre as duas pesquisas, a vantagem do tucano sobre o peemedebista, que na rodada anterior era de 7 pontos percentuais, cresceu para 10 pontos percentuais. Na pesquisa de junho, Marconi tinha 37% das intenções de votos, diante de 30% de Iris.

Vanderlan Cardoso aparece com 8% das intenções, um ponto percentual abaixo do índice registrado em junho. Antônio Gomide tem 7%, mesmo índice do levantamento anterior. O percentual de eleitores indecisos soma 7% e 10% dos eleitores goianos afirmam que votariam em branco ou nulo se as eleições fossem hoje.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor escolhe seus candidatos livremente, sem a cartela de nomes, Marconi lidera com 23% das intenções de votos. O tucano está 14 pontos percentuais à frente de Iris, que soma 9% das menções dos entrevistados.

Os candidatos do PSB e do PT aparecem com o mesmo índice: Vanderlan e Gomide têm 3% das intenções de votos cada, atrás do percentual de eleitores que afirmam que votariam em branco ou anulariam o voto, que totaliza 7%. Segundo o Fortiori, 55% dos eleitores afirmam estar indecisos.

Marconi lidera todas as simulações de 2º turno

O governador Marconi Perillo (PSDB), candidato à reeleição, lidera todos os cenários de 2º turno da disputa para o Palácio das Esmeraldas, mostra a última rodada da pesquisa Instituto Fortiori/Jornal Opção, publicada na edição desta semana. Num eventual duelo com o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), o tucano tem 45% das intenções, diante de 37% do peemedebista.

Na comparação com a pesquisa anterior, realizada em junho pelo Fortiori, Marconi ampliou a vantagem para o peemedebista de cinco para oito pontos percentuais. No levantamento anterior, o tucano aparecia com 43% das intenções, diante de 38 do peemedebista.

O tucano também ampliou a vantagem nas simulações de 2º turno contra os ex-prefeitos de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) e de Anápolis Antônio Gomide (PT). Na disputa contra Vanderlan, Marconi tem 52% e o candidato do PSB aparece com 26% – vantagem de 26 pontos percentuais, um a mais que na rodada anterior.

No duelo com Gomide, Marconi tem 53% das intenções, diante de 23 do petista, com frente de 30 pontos percentuais, também um ponto a mais que na rodada anterior. O Instituto Fortiori entrevistou 800 eleitores entre os dias 11 e 15 de julho, em 71 municípios do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Rejeição: Iris e Marconi empatados

O governador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) estão empatados no índice de rejeição aos candidatos para o governo de Goiás, mostra a última rodada da pesquisa Fortiori/Jornal Opção, realizada entre os dias 11 e 15 de julho. Segundo o levantamento, ambos têm índices de 27% de rejeição.

O ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT) aparece a seguir, com 20%, seguido de perto pelo ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB), que tem 18% de rejeição, segundo a pesquisa Fortiori. Depois aparecem Marta Jane (PCB), com 15%, Wesley Garcia (PSol), com 9%, e Alexandre Magalhães (PSDC), com 7% de rejeição.

Segundo o levantamento, 21% dos eleitores afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos a governador do Estado, enquanto 4% dizem rejeitar a todos. Os eleitores que não souberam responder ou não responderam somam 6%. A margem de erro do levantamento, que entrevistou 800 eleitores em 71 municípios do Estado, é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Tucano representa mudança para 40% dos eleitores

O governador Marconi Perillo (PSDB) é o candidato para o Palácio das Esmeraldas que mais representa a mudança na opinião dos eleitores do Estado, com 40% das menções dos entrevistados, mostra a última rodada da pesquisa do Instituto Fortiori publicada na última edição do Jornal Opção. O tucano aparece 15 pontos percentuais à frente do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, que é citado por 25% dos eleitores.

O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, aparece com 9% das menções e o governadoriável do PT, Antonio Gomide, com 7%. Marta Jane (PCB), Wesley Garcia (PSOL) e Alexandre Magalhães (PSDC) não atingiram 1% das menções. Para 5%, nenhum dos candidatos a governador representa a mudança e 13% disseram não saber responder à pergunta.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp