27/01/2020 às 09h21min - Atualizada em 27/01/2020 às 09h21min

Pecuaristas já podem emitir GTAs, Notas Fiscais e Dare através de smartphones

Ação pode ser executada no Aplicativo Sidago da Agrodefesa

Tribuna Piranhense - com informações do Goiás Agora
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)
Desde a última sexta-feira (24/01), os pecuaristas de Goiás já podem emitir Guias de Trânsito Animal – GTAs e Notas Fiscais pelo telefone celular (smartphone). Basta acessar o Aplicativo Sidago, disponibilizado pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), por meio do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). A ferramenta, desenvolvida pela área de Tecnologia da Informação da Agência, facilita a vida dos criadores, já que pode ser utilizada de qualquer localidade com internet, evitando perda de tempo e deslocamentos desnecessários.
 
O Aplicativo Sidago foi lançado no último dia 22 de janeiro, pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), durante visita que fez à sede da Agrodefesa. Após conhecer detalhes da nova ferramenta, ele disse tratar-se de um avanço tecnológico dos mais importantes e parabenizou a equipe da Agência pelo empenho em buscar soluções capazes de favorecer os produtores rurais. A primeira versão do Aplicativo Sidago está disponível para movimentação de bovinos dentro do Estado de Goiás, mas a expectativa é que no decorrer do ano seja habilitado para emissão de trânsito de outras espécies animais.
 
O presidente da Agrodefesa, José Essado, enfatiza que todo o esforço da área de TI é no sentido de desburocratizar, modernizar os serviços, facilitando ao máximo o trabalho dos produtores. Ele enaltece o esforço da área de TI, que se empenhou no desenvolvimento deste aplicativo e já trabalha para incorporar outras facilidades para os produtores no decorrer de 2020.
 
Facilidades
 
O Aplicativo Sidago permite a emissão de GTAs, Notas Fiscais e boletos de Dare em celulares Android. A GTA emitida no aplicativo não precisa ser impressa, eliminando completamente o uso de papel, que é substituído por um QR Code. Este, após ser emitido, é compartilhado com o transportador de animais que deve ser identificado no preenchimento da guia. Para pagar o Dare da GTA, o produtor não precisa ir ao banco. Do próprio aparelho celular ele faz o pagamento, desde que opere sua conta bancária em meio eletrônico.
 
Para usar o Aplicativo, o produtor deve possuir login e senha do Sidago. Caso ainda não possua, o produtor pode obter sua senha acessando o site da Agrodefesa e clicar no ícone Sidago e depois no link Primeiro Acesso. Também pode procurar uma Unidade Local ou Regional da Agrodefesa para obter a senha. Mais orientações e informações podem ser obtidas pelo e-mail informatica@agrodefesa.go.gov.br.  e pelo telefone (62) 3201-3552.

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp