27/01/2020 às 19h00min - Atualizada em 27/01/2020 às 19h00min

CRLV Eletrônico entra em vigor nesta terça-feira (28)

Segundo o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, a medida faz parte do trabalho de modernização dos serviços prestados pelo órgão. O anúncio foi feito durante entrevista por ele ao radiojornal O Mundo em sua Casa, na manhã desta segunda-feira (27)

Tribuna Piranhense - com informações do Goias Agora
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV eletrônico ou CRLV-e) deve entrar em vigor em Goiás nesta terça-feira (28/01). O CRLV é o documento que contém o certificado de registro e licenciamento do veículo, e que todo o proprietário deve possuir para poder circular no Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, durante entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (27/01) ao radiojornal O Mundo em sua Casa, das rádios Brasil Central AM e RBC FM.
 
Marcos Roberto afirmou que, desde o início de sua gestão, o Detran está trabalhando para facilitar os serviços prestados, oferecendo-os pela Internet. O usuário pode acessar o site do Detran, porque todos os serviços estão lá, garantiu. O aplicativo Detran GO ON também oferece uma gama de serviços.
 
“A ideia é amanhã lançar em Goiás o CRLV-e, que é o CRLV eletrônico. Então, nós acabamos com a cultura do (documento) verdinho”, explicou. Agora, se o proprietário quiser o documento impresso do seu carro bastará entrar na internet, e fazer a impressão. Cada veículo terá ainda um QR code para efeito de fiscalização.
 
Ele lembrou que o Detran-GO também já disponibiliza a CNH eletrônica. Dessa forma, tanto a carteira de motorista quanto o documento do veículo poderão ficar dentro do celular do proprietário. “Você não terá mais a necessidade de andar com o documento (impresso) do veículo se estiver regularizado”.
 
O radiojornal O Mundo em Sua Casa foi apresentado por Gil Bomfim, Augusto César Dinízio, com a participação do cientista político Lehinger Mota. O programa foi retransmitido, em cadeia, para 58 emissoras de rádios de Goiânia e de cidades do interior. Teve ainda a cobertura da TV Brasil Central.
 
Placa Mercosul
 
O presidente do Detran informou ainda que nesta sexta-feira, dia 31, não será mais aceito pedido de licenciamento com a placa cinza. E a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, os veículos em Goiás começarão a receber a placa Mercosul.  Conforme esclareceu, terão de adotar imediatamente o novo modelo somente aqueles que perderem a placa do veículo devido a furto ou roubo, no caso de mudança do domicílio do veículo, e também os veículos que receberem o emplacamento pela primeira vez. A placa Mercosul terá validade em todo o País.
 
Sobre a CNH Social, o presidente do Detran-GO disse que mais de 90 mil pessoas se inscreveram na primeira etapa do programa que concede, sem ônus, carteira de habilitação para motoristas que passarem por todo o processo na autarquia. O programa pretende beneficiar 10 mil cidadãos até o final de 2020, conforme Marcos Roberto.
 
Na primeira etapa, relativa a dezembro de 2019 cujo prazo de inscrição terminou no último dia 4, serão disponibilizadas CNHs Sociais para cerca de 2 mil pessoas. Marcos Roberto disse que as inscrições e seleções do programa serão fracionadas e realizadas a cada três meses. Em fevereiro as inscrições serão reabertas novamente para outras 2 mil vagas.
 
 A ideia de fracionar o programa se deve ao fato de que, se fosse feito todo de uma vez, as autoescolas ficariam muito sobrecarregadas, pois têm de atender também os demais candidatos à carteira de motorista, explicou. O Detran-GO também pretende adotar, em breve, o agendamento médico para os candidatos à carteira de motorista. “O cidadão saberá, de antemão, o horário em que será atendido e será, de preferência, um prestador de serviço próximo à sua casa”, disse.
 
O presidente do Detran-GO afirmou também que vai implantar totens na sede, em Goiânia. O objetivo é facilitar o auto-atendimento dos usuários, a exemplo do que já ocorre com os bancos. Ele lembrou que o órgão recebe cinco mil pessoas por dia, por isso a proposta de facilitar a prestação de seus serviços por meio eletrônico.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento Tribuna Piranhense
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp