07/02/2020 às 09h50min - Atualizada em 07/02/2020 às 09h50min

CNH Social: Detran divulga lista de classificados

Programa proporciona a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. Os 2.010 selecionados na etapa de 2019 têm até o dia 21 próximo para fazer a matrícula online

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulgou, nesta quinta-feira (6/02), a lista dos candidatos selecionados para participar do programa CNH Social, que possibilitará à população de baixa renda a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação gratuita. Os contemplados têm quinze dias para efetuar a matrícula online e apresentar a documentação.
 
Os candidatos que tiverem o nome na lista, disponível no site da autarquia, deverão efetuar a matrícula online no portal (www.detran.go.gov.br), imprimir o comprovante de matrícula e procurar uma unidade de atendimento presencial Vapt Vupt ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para apresentar a documentação. Quem deixar de cumprir o prazo ou não apresentar os documentos necessários será desclassificado. Caso as vagas não sejam preenchidas, uma lista com reservas deverá ser publicada no dia 27 de fevereiro.
 
De acordo com o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, ao procurar a unidade de atendimento, o candidato já abrirá o processo de habilitação e será encaminhado à clínica para realização dos exames psicológico e médico. Ele acrescenta que todo o processo, com exceção dos custos com transporte, será pago pelo Estado.
 
Os convocados terão direito à isenção das taxas do Detran-GO (Inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático). Também estarão isentos de pagar pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se tratar de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Por meio de parcerias, serão oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.
 
Nova chance
 
Na etapa de 2019, foram disponibilizadas 2.010 vagas nas modalidades Estudantil, Urbana e Rural, sendo 10% destinadas a pessoas com deficiência. Ao todo, foram 90.355 inscritos na etapa, que marcou o início do programa em Goiás. Para a seleção foram utilizados critérios de desempate como idade, menor renda familiar per capita, maior número de membros na família, data e hora de inscrição e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes.
 
Fui selecionado. O que fazer?
 
Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula no site www.detran.go.gov.br e imprimir o comprovante de matrícula. Ele deve ser entregue com toda a documentação exigida em uma das unidades do Detran-GO, Ciretrans ou Vapt Vupt. Durante o atendimento presencial, será aberto o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), que é o início do processo. Isso deve ser feito em, no máximo, 15 dias.
 
Cronograma
 
Divulgação da lista dos selecionados na etapa 2019 – 6/2/2020.
Prazo para matrícula e apresentação da documentação – 6 a 21/2/2020.
Convocação de candidatos reservas – 27/2/2020.
Prazo para que os reservas efetuem a matrícula e apresentem a documentação - 27/2 a 13/3/2020.
 
Transparência
 
Total de candidatos inscritos:  90.355
Total de candidatos aptos: 25.393
Desclassificados: 64.962
 
Motivos de desclassificação
Cadastro inexistente no CadÚnico: 26.363
NIS inválido: 24.371
Cadastro inconsistente no CadÚnico: 9.401
Renda familiar superior a dois salários-mínimos: 1.577
Número do DAP informado inválido: 1.438
Candidato não realizou o Ensino Médio em escola pública no Estado de Goiás: 1.344
Candidato não teve proficiência no Enem: 229
Falta de quantidade de componentes familiar no CadÚnico: 110
CPF com matrícula duplicada: 120
Incapacidade técnica de atendimentos de CFCs habilitados: 5
Dados incompletos: 4
 
 Com informações do setor de Comunicação Setorial do Detran-GO
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »