12/02/2020 às 17h51min - Atualizada em 12/02/2020 às 17h51min

Proposta da deputada Lêda Borges defende a reutilização da água da chuva em órgãos públicos de Goiás

Intenção é que água captada seja utilizada na limpeza, à rega de plantas e na descarga dos sanitários

Tribuna Piranhense - com informações da Agência Alego
Jotta Oliveira
(Foto: Divulgação/Assessoria)
A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) propõe, através do processo 5298/19, a criação do projeto “Torneira Verde”. A medida visa implantar mecanismos de captação da água da chuva e seu reuso em todos os órgãos da administração pública do estado de Goiás.
 
A proposta determina que a água captada deverá ser utilizada na limpeza dos órgãos da administração pública, à rega de plantas e a descarga dos sanitários. A fiscalização deverá ser realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, bem como a implementação e controle da qualidade e eficiência dos mecanismos.
 
Lêda argumenta que a conscientização da população acerca da necessidade de preservação dos recursos hídricos passa primeiro pela própria administração pública. O estado de Goiás tem, hoje, uma população de mais de 6 milhões de habitantes. De acordo com os dados da Saneago, 96,5% da população do estado hoje é abastecida com água, e 54,3% com serviços de esgotamento sanitário.
 
“A demanda por água do estado e Goiás tem aumentado vertiginosamente conforme a sua população e crescimento urbano desordenado, e nesse ritmo será maior que a capacidade de abastecimento que possuíamos, em poucos anos”, aponta. A parlamentar alega que essa é apenas uma das soluções a serem implementadas.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento Tribuna Piranhense
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp