22/05/2020 às 09h59min - Atualizada em 22/05/2020 às 09h59min

Detran-GO deixa de enviar boletos de IPVA, licenciamento e taxas

A partir de agora, cidadão terá que emitir guias para pagamento direto no site do órgão

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense)
Com apenas 23% de aproveitamento de boletos enviados pelos Correios, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) traçou uma nova estratégia para tratar da questão. Assim, a partir de agora, a autarquia deixará de enviar os boletos para a casa do cidadão, o que significará uma economia de R$ 5,7 milhões por ano para o bolso do contribuinte.
 
Para ter acesso ao boleto de pagamento do IPVA, Licenciamento e demais taxas, o cidadão pode emitir a guia para pagamento direto no site do órgão. Serviços como consulta de veículo, emissão de boletos de IPVA, licenciamento e multas estão agrupados em uma única aba "Veículos" tanto no site quanto no aplicativo Detran GO ON.
 
No campo, o usuário consegue ainda gerar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e), que pode ser impresso em folha A4 ou baixado na forma digital, uma vez que o antigo "verdinho" não é mais emitido pelo órgão. Para acessar o CRLV-e no site sem o número do boleto, é necessário cadastrar-se na área logada do site.
 
Em tempos em que o distanciamento social se faz necessário para preservar a saúde, os cidadãos que precisam do Detran-GO contam com a tecnologia como aliada. Uma grande variedade de serviços da autarquia pode ser realizada de maneira remota, seja pelo site ou pelo aplicativo Detran GO ON, disponível nas lojas App Store ou Google Play gratuitamente.
 
O aplicativo Detran GO ON, oferecido nas versões compatíveis com IOS e Android, disponibiliza ainda serviços mais complexos como a realização de comunicado de venda, recurso de multas e indicação de real condutor (transferência de pontuação). Os usuários podem aproveitar para regularizar a situação. Vale ressaltar que os dois últimos serviços são disponibilizados somente para multas de competência do Detran-GO.
 
Para que haja maior comodidade na utilização do site ou do aplicativo Detran GO ON, os atendentes do Disque-Detran estão aptos a sanar dúvidas dos usuários. Para tirar dúvidas, basta ligar no número 154.
 
Serviços disponíveis pelo aplicativo Detran GO ON e site
 
Veículos
* Consulta geral de situação de veículos
* Alteração de endereço no mesmo município
* Licenciamento
* IPVA
* Comunicado de Venda
* CRLV-e
* Certidão de propriedade de veículos
 
Habilitação
* CNH definitiva
* 2ª via
* Abertura de processo para 1ª habilitação
* Consulta geral (processo, pontuação)
* Certidão de Prontuário
 
Outros
* Transferência de pontuação (Indicação de Real Condutor)
* Recurso de multas de competência do Detran-GO ou Goinfra
* Rastreamento de CRV
* Certidão de acidente de trânsito
 
*Com informações da Comunicação Setorial do Detran-GO
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...