29/05/2020 às 13h41min - Atualizada em 29/05/2020 às 13h41min

Câmara aprova projeto que dá o nome do ex-prefeito Nego Francisco ao Hospital Municipal de Piranhas

Proposta do vereador João Barros foi aprovada em primeira votação na sessão desta quinta-feira (28)

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense)
De forma unanime, a Câmara Municipal de Vereadores de Piranhas aprovou, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 001/2020, de autoria do vereador João Barros (PP), que dá o nome de Antônio Francisco de Sousa, o Nego Francisco, ao Hospital Municipal de Piranhas. A proposta foi apreciada na sessão desta quinta-feira (28/05).
 
A principal unidade de Saúde de Piranhas passa, há alguns meses, por uma ampla reforma e, atualmente, é denominada Hospital Municipal Cristo Redentor.
 
Segundo João Barros, a mudança na denominação tem como objetivo homenagear Nego Francisco, que foi vereador e prefeito. “Não só como homenagem, mas, principalmente, como reconhecimento, de uma vida exemplar deste grande homem na comunidade piranhense”, diz o vereador proponente.
 
Para se tornar lei, a proposta de João Barros ainda precisa ser aprovada em uma segunda votação prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (1º/06) e, por fim, ser sancionada pelo prefeito Eric Silveira (PP).
 
O homenageado


 
Antônio Francisco de Sousa, popularmente conhecido como Nego Francisco, nasceu no município de Caiapônia no dia 2 de junho de 1933, na Região da Raizinha, hoje localizada no município de Piranhas. Filho de João Francisco de Sousa e Antônia Pereira Leite, primogênito entre dez filhos, se casou jovem, antes mesmo de completar 18 anos, com Antônia Leite Sousa, com quem teve 4 filhos.
 
Nego Francisco iniciou sua vida pública na década de 60, quando foi eleito o vereador mais votado no pleito de 1962, tendo se reelegido com quase o dobro de votos dois anos depois, na eleição seguinte. Nos anos de 1970 e 1972 ele voltou a disputar e conseguiu, nas duas ocasiões, uma cadeira no Legislativo piranhense.
 
O auge da carreira política de Nego Francisco foi em 1982 ao ser eleito prefeito de Piranhas pela sigla que militou até o último dia de sua vida, o PMDB, mesmo partido que representou em seu último cargo eletivo como parlamentar na Câmara Municipal piranhense.
 
Nego Francisco faleceu em 23 de dezembro de 2019 vítima de câncer, deixando 8 netos e 10 bisnetos.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp